Em conformidade com o filósofo sul-coreano Byung Han, ao não alcançar a máxima performance as pessoas tendem a se sentir frustradas e deprimidas. O cansaço extremo, por sua vez, favorece o surgimento de patologias físicas e mentais como a depressão, estresse e ansiedade. Ademais, a não realização pessoal, o aumento de exigências de qualificação e a preocupação permanente com questões financeiras contribuem significativamente para o agravamento dessas doenças e distúrbios.
Em síntese, as alterações nas relações interpessoais tornam as interações cada vez menos sociais e mais digitais e pode provocar maior vulnerabilidade e impacto na vida das pessoas. Esse cenário é consonante com o conceito de modernidade alcunhado pelo filósofo e sociólogo Zigmunt Bauman, quando declara que na modernidade líquida a única permanência é a mudança.
Diante do exposto, a reprodução da sociedade do cansaço necessita de providências emergenciais. Logo, cabe ao Ministério de Trabalho e de Saúde promover o fortalecimento do salário mínimo, geração de empregos formais e abrangência de apoio psicológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde. Essa medida deve ser realizada por meio de ajustes em leis trabalhistas, fortalecimento de empresas e projetos sociossanitários. Garantindo, desse modo, o rompimento da problemática iniciada na Revolução Industrial e qualidade de vida aos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.