Avatar do usuário
Por Luiza003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94897
Para o matemático Albert Einstein, "é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Correlacionando a citação com o cenário sociourbano brasileiro, é possível observar a presença da arquitetura hostil nos centros urbanos,
junto com a desumanização de pessoas carentes. É evidente que esse fato afeta negativamente não só a fortificação do preconceito como o capitalismo exacerbado.

No seriado britânico "Anne with e", existe um bairro distante da capital, onde os moradores são marginalizados e considerados inferiores dos demais pela classe social. No cenário atual, pessoas com menor poder aquisitivo e que estão na condição de moradores de rua sofrem com medidas arquitetônicas irresponsáveis e maliciosas. Por exemplo: pedras e materiais pontiagudos são posicionados embaixo de pontes impossibilitando a permanência de qualquer pessoa. Desse modo, os anulando como seres viventes que possuem direito a proteção.

Ademais, no século XVIII, na Inglaterra ocorreu a primeira fase da revolução industrial, onde os processos manuais foram aprimorados com as máquinas. Nesse período, a população era estimulada a ser operária, para assim ser uma parte assertiva da sociedade. De maneira similar, o governo continua a basear a importância de uma pessoa com o quanto de lucro ela pode gerar; assim cultivando uma mentalidade arcaica e prejudicial, pois reduz os cidadãos a meros "peões monetários".

Em suma, para haver uma diminuição da arquitetura hostil e desurbanização, é imprescindível que o governo organize palestras nas instituições de ensino, com auxílio do corpo docente. Por consequente, conscientizando os indivíduos a finalmente "desintegrar um preconceito".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#0
Olá, @Luiza003! Como a pedido, irei corrigir aqui sua redação, por isso, caso ache algo errado ou queira me corrigir, sinta-se à vontade, afinal, não sou profissional! :mrgreen:

Estilo de Correção: Opinião

1° Ponto – Uma coisa que percebi logo de cara na sua Introdução é que, provavelmente, você ainda não está acostumada com o estilo dissertação-argumentação (ENEM), isto é, a Estruturanão é a ideal para esse tipo de texto, mas não se preocupe, aqui vai uma dica base:

Introdução: Apresentação do tema por meio de um repertório sociocultural, apresentação da problemática a ser discutida e, o mais importante, as teses! Elas farão o papel de desenvolver os seus parágrafos e, por isso, explicite elas no final do seu parágrafo de Introdução sempre.
Tese 1
Tese 2

Ex: [...]. Logo, faz-se imperativo analisarmos os causantes do estorvo: a displicência estatal e a desvalorização ao incentivo à leitura.


2° Ponto – [Sua base de argumentação é boa, ou seja, possui fundamento e coerência até um certo nível, porém,
ainda há "furos de roteiro", algumas falhas na coesão da sua argumentação e, além disso, a famosa base de senso comum — esse é o terror, é onde o autor não consegue criar argumentos fortes e, por conseguinte, utiliza aqueles de senso comum.
Aqui, infelizmente, não posso te dar uma dica, aqui você terá que escrever e ler muitas redações e corrigi-lás para, assim, melhorar exponencialmente nesse ponto. :mrgreen:

3° Ponto – Sua Proposta de Intervenção está incompleta, aqui vai uma cola do que deve ser colocado nesse parágrafo:

Agente: Quem irá fazer?

Ação: O que o Agente irá fazer?

Meio/Modo: De que modo o Agente irá conseguir realizar a Ação?

Efeito: Caso o Agente realize a Ação, qual seria o resultado/finalidade

Detalhamento: Detalhe sua proposta, ou seja, escreva algumas coisas bonus sobre ela.

Espero que isso tenha lhe ajudado em algo, até mais! :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
2
Avatar do usuário
Por Casey12
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94904
Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve correção
É notável que tem bons argumentos e sabe defender um ponto de vista. Mas o principal problema é sua organização e estrutura de texto. Por exemplo: sua conclusão é minúscula comparada ao seu primeiro desenvolvimento. Então isso trás uma visão geral ruim ao seu texto. Além de não mencionar todos os elementos na conclusão. Arrume isso e ja estará avançando. Veja aulas sobre as competências 3 e 5 principalmente. Espero ter ajudado, bons estudos e continue treinando 💞


( receberá a base da nota)
2
Avatar do usuário
Por Luiza003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94908
@Higorvaz pode me dar uma ajudinha? Li uma avaliação sua e achei muito construtiva, se puder me ajudaria demais!
0
Avatar do usuário
Por Luiza003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94909
@Gi69
Oi! Tudo bem? Poderia dar sua opinião sobre a minha redação? Dei uma olhada no seu perfil e nas suas correções e gostei bastante, queria uma luz kkkkkkk
0
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94925
Olá, @Luiza003! Como a pedido, irei corrigir aqui sua redação, por isso, caso ache algo errado ou queira me corrigir, sinta-se à vontade, afinal, não sou profissional! :mrgreen:

Estilo de Correção: Opinião

1° Ponto – Uma coisa que percebi logo de cara na sua Introdução é que, provavelmente, você ainda não está acostumada com o estilo dissertação-argumentação (ENEM), isto é, a Estruturanão é a ideal para esse tipo de texto, mas não se preocupe, aqui vai uma dica base:

Introdução: Apresentação do tema por meio de um repertório sociocultural, apresentação da problemática a ser discutida e, o mais importante, as teses! Elas farão o papel de desenvolver os seus parágrafos e, por isso, explicite elas no final do seu parágrafo de Introdução sempre.
Tese 1
Tese 2

Ex: [...]. Logo, faz-se imperativo analisarmos os causantes do estorvo: a displicência estatal e a desvalorização ao incentivo à leitura.


2° Ponto – [Sua base de argumentação é boa, ou seja, possui fundamento e coerência até um certo nível, porém,
ainda há "furos de roteiro", algumas falhas na coesão da sua argumentação e, além disso, a famosa base de senso comum — esse é o terror, é onde o autor não consegue criar argumentos fortes e, por conseguinte, utiliza aqueles de senso comum.
Aqui, infelizmente, não posso te dar uma dica, aqui você terá que escrever e ler muitas redações e corrigi-lás para, assim, melhorar exponencialmente nesse ponto. :mrgreen:

3° Ponto – Sua Proposta de Intervenção está incompleta, aqui vai uma cola do que deve ser colocado nesse parágrafo:

Agente: Quem irá fazer?

Ação: O que o Agente irá fazer?

Meio/Modo: De que modo o Agente irá conseguir realizar a Ação?

Efeito: Caso o Agente realize a Ação, qual seria o resultado/finalidade

Detalhamento: Detalhe sua proposta, ou seja, escreva algumas coisas bonus sobre ela.

Espero que isso tenha lhe ajudado em algo, até mais! :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
2
Avatar do usuário
Por Luiza003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94934
Higorvaz escreveu:
Obrigada pela correção! Me ajudou bastante sim. Peguei esse tema meio no escuro e realmente não estava conseguindo argumentar muito bem, fui nessa base de ideia geral/genérica, achei sua avaliação muito bem pontuada kkkkkk Só fiquei com uma dúvida na questão da introdução, pra mim eu tinha deixado explícito a questão do aumento do preconceito e do capitalismo excessivo. Se puder me esclarecer um pouco mais nesse ponto.

Obrigada novamente! :)
0
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94941
Luiza003 escreveu:
Higorvaz escreveu:
Obrigada pela correção! Me ajudou bastante sim. Peguei esse tema meio no escuro e realmente não estava conseguindo argumentar muito bem, fui nessa base de ideia geral/genérica, achei sua avaliação muito bem pontuada kkkkkk Só fiquei com uma dúvida na questão da introdução, pra mim eu tinha deixado explícito a questão do aumento do preconceito e do capitalismo excessivo. Se puder me esclarecer um pouco mais nesse ponto.

Obrigada novamente! :)


Bom, já que você ficou com dúvida na minha explicação, irei ilustrar ela de uma maneira onde você possa entender cada detalhe do termo "explicito" que usei na minha avaliação.

Introdução feita por @Luiza003 reajustada por @Higorvaz

Adição de mecanismos para a estrutura
Explicitação do tema
Teses bem colocadas e explícitas no final do parágrafo

"Para o matemático Albert Einstein, "é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Nesse sentido, correlacionando a citação com o atual cenário sócio urbano brasileiro, é possível observar a presença da arquitetura hostil nos centros urbanos, junto com a desumanização de pessoas carentes.Logo, é imperativo que sejam analisadas as responsáveis pelo causante do estorvo: a fortificação do preconceito e o capitalismo exacerbado.

Resumo: Uma parte da sua Introdução que achei confusa foi exatamente o final, como não quis retirar seu texto da sua autoria - ou seja, não quero colocar ideias minhas nele -, apenas recoloquei algumas palavras, retirei e adicionei alguns mecanismos que ajudariam na compreensão do texto em si. Assim, falando sobre a parte que não entendi, suas teses ficaram lá, sim, porém, a parte "afetam negativamente" seria um deslize, não?. Me corrija se estiver errado, mas, a fortificação do preconceito e o capitalismo exacerbado são problemas, certo? Logo, não seria contraditório dizer que afeta negativamente o problema? Pois, tudo que afeta negativamente algo tem efeito degradante, isto é, tende a acabar com o "objeto" e, nesse sentido, seria como se o "fato" abordado afetasse o problema, mas é exatamente isso que nos queremos não é? Acabar com ele. Por isso, resolvi modificar seu final e posicionar as teses como um corroborador1 do empecilho2.

Portanto, esses foram os erros que observei ao dizer que não estava muito explícito, erro da minha parte por não explicar o observado acima :x .

Acho que deu pra entender um pouco, caso não entenda, pode ficar à vontade para me contestar denovo kk :mrgreen:

Vocabulário:
1 - Disseminar, aumentar algo excessivamente.
2 - Problema

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
Avatar do usuário
Por Luiza003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94956
@Higorvaz,

Aaaah sim, agora entendi! Você explicando e reescrevendo me fez perceber onde errei, realmente ficou bem confuso a minha introdução. Quanto a mudar ali com suas palavras, me ajudou demais kkkkkk pq não trocou meus argumentos nem nada muito drástico, só esclareceu.

Obrigada pela ajuda e pelo tempo gasto aqui nos comentários! Aliás, vi que me marcou em uma redação sua, daqui a pouquinho vou lá tentar te auxiliar (se meus conhecimentos permitirem kkkkk)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
509 Exibições
por maritello
1 Respostas 
555 Exibições
por Vitorinha06
0 Respostas 
225 Exibições
por jsg
0 Respostas 
265 Exibições
por Joaopaulo007
0 Respostas 
157 Exibições
por vitoriafb
0 Respostas 
180 Exibições
por arzanihugo
0 Respostas 
275 Exibições
por Ryanbzrr
0 Respostas 
753 Exibições
por fabslv123
0 Respostas 
93 Exibições
por cherrybomb15
3 Respostas 
227 Exibições
por KelveSilva

Olá, juliasales11! Obrigado por enviar sua […]

Algum de vcs corrige e fala os erros pfvr @EuDav[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM