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Por djleandro778
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Disseminada em nossa sociedade, a chamada inclusão pretende direcionar o olhar da maioria àqueles que enfrentam barreiras ainda maiores em seu dia a dia.
A atenção à mobilidade urbana é requisito sem o qual não a efetiva observância ao direito fundamental a locomoção, principalmente no caso de pessoas com deficiência.

observa-se que em grandes centros e em áreas privilegiadas, existem meios de facilitar o acesso a edifícios, por exemplo, a cadeirantes, por meio de rampas e de cegos por meio do braille. Contudo, em regiões marginalizadas, o descaso com a infraestrutura urbana é evidente, haja já vista a precariedade de calçadas e até a inexistência delas.
Ademais, a falta de empatia agrava ainda mais o celeuma, pois aqueles que não possuem as mesmas barreiras que uma PCD ignoram as dificuldades do outro pensando em si próprio, fato observado, por exemplo, em paradas de ônibus em que o cadeirante deve subir e descer pelo elevador, ocasião em não raras as reclamações pela demora efetuadas por aqueles com corpo sadio.
Por conseguinte, é evidente o atraso na mobilidade urbana daqueles que mais sofrem com as barreiras, devendo o poder público investir em infraestrutura nas áreas que faltam e promover campanhas televisionados demonstrando as barreiras que as PCDs enfrenta em seu cotidiano, alertando para a necessidade de paciência e atenção quando necessário em prol da coletividade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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