Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os cinemas estão presentes em apenas 10% dos municípios brasileiros, caracterizando uma grande ausência destes espaços. Neste sentido, é possível compreender o motivo do comparecimento de apenas uma parcela da sociedade brasileira. As longínquas estradas se tornam desmotivantes e a expectativa de conseguir assistir um bom filme é quebrada, assim, impedindo, mesmo que indiretamente, a consumir qualquer obra oriunda da sétima arte.
Ademais, uma pesquisa realizada pelo IPEA aponta que 70% da população brasileira nunca foi a um Museu ou a um centro cultural. Dito isso, os altos preços que os cinemas instituem para com os filmes que serão transmitidos em suas "telas" podem ser demasiadamente caros à camadas mais carentes da sociedade brasileira. Dessa forma, essa limitação imposta de fato é um grande entrave para a democratização, na qual, por o indivíduo não possuir uma quantia monetária semelhante ao imposto, não conseguirá comparecer a estes centros culturais.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a ANCINE, devem democratizar o acesso ao cinema por meio de um projeto de lei entregue à câmara dos deputados. Neste projeto, deve-se oferecer verbas aos municípios para conseguirem construir estes centros em suas cidades, além de oferecer a famílias carentes um desconto quanto ao ingresso. Com a adoção destas medidas, esta nefasta realidade será modificada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.