Em primeiro lugar é importante frisar a grande evasão escola, que possuiu um aumento considerável entre os anos de 2019 e 2021,tal fato ocorre com a pandemia da COVID-19,a qual assolou milhares de pessoas, trazendo a retirada de alunos das salas de aulas. A princípio, a maioria desses ex alunos, com a demora para o retorno gradual das escolas, acabaram indo atrás de um meio de sustento para sobreviver a uma epidemia, desenvolvendo seu próprio trabalho autônomo. Nessa perspectiva, retira-se, a falta de uma atenção pedagógica e moral, uma vez que, um enorme corpo estudantil caiu tanto de produção.
Em segundo análise, o ensino médio brasileiro é um grande exemplo de discrepância, por um lado escolas públicas, em péssimas condições, sem verbas condicionais, por outro lado, ensinos particulares com equipe de excelentes professores, melhores meios de aprendizagem. Mediante a visão de Paulo Freire sobre "Educação Bancária", onde ele abordou o falho ensino pedagógico, o qual apenas faz do aluno um banco de dados, sem prepará-lo para compreender o seu meio, cabe-se perfeitamente na questão. Com isso é notório o falho educar na atualidade, decorrente de uma desvalorização educacional e de uma má distribuição de renda.
Dessa forma, medida são necessárias para minimizar a atual situação. Órgãos como o MEC e a junta governamental, unindo forças para reformas de manutenções nos ensinos de diversas capitais, capacitando melhores professores, com salários bem pagos. Aliados a isso a criação de um projeto vigente no último ano do ensino, preparando os estudantes para provas de vestibulares, como, por exemplo, o ENEM. Trazendo qualidade de vida não só para os concurseiros, mas também para às suas próximas gerações
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada