Primeiramente, é indispensável analisar o papel que o estado desempenha no combate da problemática supracitada. Segundo o filósofo contratualista John Locke, é dever do estado de cumprir com o "contrato social" acordado pelo mesmo. Porém, o que é verificado é a negligência do estado no cumprimento desse contrato, o que acarreta em sérios alvoroços e desordens no país, tanto no âmbito social, quanto no âmbito da gestão dos recursos naturais. tal desordem gera a escassez hídrica citada anteriormente.
Paralelamente, é essencial analisar os impactos da crise hídrica no Brasil e no mundo. Segundo dados do "Trata Brasil", apenas 53% da população mundial manterá boas condições hídricas. Em paralelo, no Brasil, cerca de 64% dos recursos hídricos são inteiramente aproveitados pela população, com o restante sendo perdido em decorrência de desperdícios.
Diante desses fatores, faz-se necessária uma solução para a problemática supracitada. Por isso, é dever do estado que elabore - por meio de programas sociais - campanhas e palestras, ressaltando a importância da água para o ser humano, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso moderado e eficiente desse recurso, evitando assim desperdícios recorrentes em nosso território. Dessa forma, o estado proporcionaria aos cidadãos uma melhor condição de vida no país, cumprindo assim, o seu papel acordado no "contrato social" proposto por Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.