Avatar do usuário
Por lucbtagh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94627
A constituição federal de 1988, documento jurídico nacional importante, prevê em seu artigo 6 o acesso garantido aos bens básicos da sobrevivência, como a água. Conquanto, esse artigo não tem sido devidamente aplicado, devido à escassez hídrica verificada no país. Diante disso, faz-se imperiosa uma análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, é indispensável analisar o papel que o estado desempenha no combate da problemática supracitada. Segundo o filósofo contratualista John Locke, é dever do estado de cumprir com o "contrato social" acordado pelo mesmo. Porém, o que é verificado é a negligência do estado no cumprimento desse contrato, o que acarreta em sérios alvoroços e desordens no país, tanto no âmbito social, quanto no âmbito da gestão dos recursos naturais. tal desordem gera a escassez hídrica citada anteriormente.
Paralelamente, é essencial analisar os impactos da crise hídrica no Brasil e no mundo. Segundo dados do "Trata Brasil", apenas 53% da população mundial manterá boas condições hídricas. Em paralelo, no Brasil, cerca de 64% dos recursos hídricos são inteiramente aproveitados pela população, com o restante sendo perdido em decorrência de desperdícios.
Diante desses fatores, faz-se necessária uma solução para a problemática supracitada. Por isso, é dever do estado que elabore - por meio de programas sociais - campanhas e palestras, ressaltando a importância da água para o ser humano, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso moderado e eficiente desse recurso, evitando assim desperdícios recorrentes em nosso território. Dessa forma, o estado proporcionaria aos cidadãos uma melhor condição de vida no país, cumprindo assim, o seu papel acordado no "contrato social" proposto por Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por lucbtagh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94630
Fala galerinha, tudo bem com vocês? Sou novo aqui no site, postei essa redação aqui pois foi o tema do simulado Enem aplicado no meu colégio. Poderiam corrigi-la para mim? Desde já agradeço!!

@Gi69
@geoca
@maiconpgtu
@anasilva1
@juliardrgs
@Anne24
@Eubrooke
@GabyyOliver
@beatrix
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A falta de Recursos HÍDRICOS no Brasil.
por Aluninh    - In: Outros temas
2 Respostas 
103 Exibições
por Aluninh
0 Respostas 
106 Exibições
por malu0s
0 Respostas 
114 Exibições
por gamalcaburio
0 Respostas 
1082 Exibições
por IsadoraCris
0 Respostas 
1305 Exibições
por cai6
0 Respostas 
95 Exibições
por emyembia
3 Respostas 
140 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
30 Exibições
por Davilly
0 Respostas 
105 Exibições
por Bruhx
0 Respostas 
80 Exibições
por heleandro

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM