Sob esse viés, destaca-se que a discriminação social como o fator principal para a manutenção desse revés. Conforme pesquisas do IBGE, 19% dos soropositivos para o HIV já perdeu fonte de renda ou foi rejeitado em uma oferta de emprego. Nessa perspectiva, esse grupo é segregado da sociedade e não tem seus direitos garantidos. Dessa forma, é contraditório que, um país promulgador dos direitos humano, tenha a persistência desse estigma.
Ademais, cabe também ressaltar a Mídia e seu impacto no combate ao preconceito portadores do HIV. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, os mecanismo democráticos não devem ser convertidos em ferramentas opressoras. Todavia, os meios de comunicação revelam uma face opressora ao não privilegiar informações para prevenir e contestar o preconceito relacionado a AIDS. Logo, é inaceitável que, a mídia que tem o papel de influência na sociedade, omita esse preconceito.
Urge, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Em vista disso, o Ministério da saúde deve promover conscientização coletiva, por meio de palestras e campanhas que falem sobre o vírus da AIDS, com intuito de acabar com a desinformação e o preconceito relacionado a doença. Além disso, o Governo federal precisa investir na inclusão de soropositivos no mercado de trabalho, por meio de cotas para portadores do vírus em empresas públicas e privadas. Com isso, a finalidade da campanha "dezembro vermelho" será efetivada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.