Partindo desse pressuposto, é necessário sabermos as causas dos incidentes envolvendo pessoas da 3° idade. De acordo com dados levantados pelo Disque 100 e obitidos através de denúncias, são mais comuns casos de negligência(41%), seguidos por violência pscicológica (24%), abusos financeiros (20%) e violência física(12%). Com isso, notasse o quão preocupante tem se tornado os casos de agressão e desrespeito as pessoas mais velhas.
Ademais, levando também em consideração dados levantados pelo Disque 100, temos que ouve um crescimento de 53% no número de casos denunciados no período de 2019 a 2020, tendo sido ainda maior a alta desse número durante a pandemia. Então, levando em consideração os dados apresentados, percebesse que esses problemas estão enraisados na sociedade.
Portanto, a fim de pessoas idosas possam conviver cada vez menos com a agressão e com o desrespeito, o Conselho Estadual do Idoso deve tanto realizar campanhas para concientizar as massas através de meios e mídias públicas quanto ampliar os locais e meios de denúncia a agreções realizadas contra idosos. Também é necessário que familiares e conhecidos do agredido contatem as autoridades responsáveis pela proteção dos mais velhos e comuniquem o ocorrido. Somente assim conseguiremos reaver os valores presentes na Grécia Antiga e tratar essas pessoas com o respeito merecido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.