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Por yasmimmagal
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Apesar da abolição da escravidão ter acontecido à mais de um século, negros e indígenas ainda sofrem com a desigualdade e o racismo no Brasil. No filme estrelas além do tempo retrata o dia a dia de três mulheres negras, mostrando como o racismo as colocavam de maneira inferior a brancos, e hoje no século vinte e um isso ainda continua acontecer.
Embora já existam leis que provém o racismo ser um crime, e não só por descriminar quem sofre, e sim por tirar direitos que todos deveriam ter, como o direito a vida. Estudos mostram que a cada 23 minutos morre um jovem negro no Brasil,a pecuária que a cada vez mais tomam terras indígenas forçadamente.
O racismo ainda se dá por uma construção ao longo dos anos. O Brasil foi o último à abolir a escravidão e mesmo quando acabou nenhum dos escravizados tiveram apoio para emprego, comida ou moradia. Porque brancos ainda acreditavam ser superiores e discordavam com esse fim. Já o império não se importava com esses exs escravos, já que foram precisando a trazer liberdade para esses povos.
Portanto para que o racismo seja resolvido, o governo junto com as escolas deverão criar campanhas e projetos de conscientização, mostrando que todos somos iguais independente de cor e etinia. Já com as leis existentes, deverão ser aplicadas com mais rigidez, fazendo com quem praticou o crime cumpra com sua sentença corretamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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