Dentre tanto aspectos negativos, o grande desafio é a superação dos seguintes paradigmas: “A COISA PÚBLICA NÃO É DE NINGUÉM”, "VERGONHA DE PEDIR A NOTA FISCAL", “SE NÃO SOU EU, SERÁ OUTRO QUALQUER”, "LEI DE GÉRSON (LEVAR VANTAGEM EM TUDO)". E por essa razão é de fundamental importância que exista, para termos noção dos nossos direitos e obrigações, a exemplo disso é que estaremos cientes de quais impostos devem ser pagos, seus valores, quando são cobrados e como funciona o pagamento, e a aplicação dos recursos públicos é extremamente essencial não somente para as pessoas físicas e jurídicas no país.
É visível, portanto, a necessidade de efetividade da educação fiscal, não somente pelos direitos e deveres adquiridos pela CF "constituição federal" de 1988, mas também pela necessidade de prática da cidadania. Contudo, a carência sobre a temática dessas garantias contribui negativamente para persistência da problemática. Como exemplo de melhorias podemos inserir, esse assunto com mais profundidade nas escolas, para que as pessoas fiquem a saber do tema e a sua finalidade com mais clareza.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.