Todavia, fora da ficção a precariedade de tecnologias que viabilizem a tansplantação, pode ser entendido como um desafio que deve ser debatido atualmente na sociedade brasileira. Nesse sentido convém analisarmos a principal causa, consequência e possivel medida relacionads a essa esse perigoso fenômeno.
Diante desse cenário, vale ressaltar que a ausência de recursos é a principal motivadora para o agravamento dessa problemática. Segundo dados do G1 o orçamento para pesquisas científicas teve uma redução de 50% nos últimos anos, isso figura o abandono por parte do Estado aos profissionais que se encontam em uma situação que é mais vantajosa, a residência em outro país, a fim de alcançar um maior reconhecimento no mercado. É, desse modo, inaceitável que uma das maiores nações do mundo enfrente uma carência de mão de obra qualificada.
Sob o mesmo ponto de vista, escassez de tecnologias representa o principal resultado. De acordo com CNN mais de 60% dos hospitais públicos estão sofrendo com poucos médicos, equipamentos superlotação de pacientes. Tal situação e contraditória em um país que em sua Constituição garante a saúde e bem estar de seus cidadãos.
Portanto, cabe ao Estado enquanto promulgador do bem-estar social estipular leis que ampliem a contribuição no ámbito académico como forma estimuladora para a permanência de seus trabalhadores, além de incentivar por meios de palestras e propagandas a participação à doação espera-se com isso alcançar o avanço essencial de tecnologia para o aumento dos transplantes de orgãos na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.