Em primeiro lugar, as indústrias de cigarros lucram em cima da danificação da saúde do povo brasileiro. No Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), as crianças aprendem que os efeitos da nicotina são temporários e dessa forma constrói-se o vício. Com a evolução de novas tecnologias, o "VAPE" (vaporizador eletrônico) é constituído de uma bateria, um vaporizador e um cartucho de nicotina, esse último muito mais forte que o cigarro tradicional. Sendo assim, o "VAPE" pode causar danos ao pulmão, mas também desenvolve problemas cardiovasculares e de pele devido à presença de outras substâncias nocivas durante o fumo.
Além disso, o risco de acidentes é maior devido o uso de baterias no dispositivo. Dado que as indústrias objetivam o lucro, é relativamente comum haver defeitos em alguns aparelhos. Em um jornal no horário nobre, foi noticiado um "VAPE" que explodiu enquanto o usuário utilizava o produto. Apesar das chamas terem se dissipado rapidamente, há situações que tal sorte não existe quando possui objetos inflamáveis ao redor e assim, iniciando um princípio de incêndio que poderá afetar outras pessoas não relacionadas. Infelizmente, tal ocorrência não extinguirá o uso da droga.
Portanto, o uso de cigarros eletrônicos é consciente e constantemente falado nas mídias. Convém ao Ministério da Saúde em parceria a Anvisa para fiscalizar essas indústrias, especificamente a construção e montagem das baterias para evitar as explosões através de inspeções diárias. Também é necessária a utilização de institutos preventivos e de reabilitação acessíveis em postos de saúde, além de acompanhamento medicamentoso e psicológico, se necessário. Dessa forma, é possível diminuir a venda dos cigarros eletrônicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.