Em primeiro plano, conforme a canção de Carlos Drummond Andrade, “Tinha uma pedra no meio do caminho”, é perceptível que o tempo gasto no deslocamento nas cidades, tem se tornado um desafio para os cidadãos. Isso ocorre porque os indivíduos estão buscando otimizar o tempo e, por isso, optam por opções mais rápidas, como os carros e motos. Consequentemente, esse acelerado estilo de vida resulta em conflitos, como os acidentes de trânsito e conflitos entre motoristas.
Ademais, há um notório descaso governamental em relação ao conflitos de circulação urbana no Brasil. Dessa forma, evidencia-se o conceito de “Banalidade do mal” da filósofa Hannah Arendt, ao dizer que as situações hostis com frequente ocorrência passam a ser vistas como algo natural para a sociedade. Assim, evidencia-se que ao não investir em fiscalização de trânsito o Estado contribui para a permanência dessas ações hostis no país.
Diante desse cenário, é notório que o aumento da mobilidade urbana no Brasil é um desafio intensificado não só pelo modo de vida, mas também pela negligência estatal. Portanto, a fim de minimizar os efeitos dessa problemática, cabe ao Poder Legislativo criar e implementar leis de trânsito e ampliar a fiscalização do cumprimento das leis, esta deve ocorrer por meio do Poder Executivo e adesão de ferramentas de verificação, como câmeras de segurança e os guardas de trânsito, com objetivo de que estes sejam mediadores e auxiliem nos conflitos da sociedade no deslocamento urbano, além de garantir o bem estar dos motoristas e pedestres. Por fim, essas ações têm a finalidade de valorizar as situações frequentemente ignoradas e esquecidas pela população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada