Diante disso, destaca-se que a desigualdade social é um dos principais fatores desse fenômeno, que atinge principalmente pessoas alojadas em locais periféricos. Essas localidades, muitas vezes não têm saneamento básico. 900 mil meninas não têm acesso à água canalizada em suas residências, de acordo com a Unicef. Desse modo, compreende-se que a pobreza menstrual é uma entrave hostil persistente na sociedade brasileira, impactando os mais carentes.
Ademais, a falta de informação sobre a menstruação, gera invisibilidade, que colabora com a inexistência de medidas de resolução da pobreza menstrual no Brasil. A inferiorização desse problema é demarcada pela falta de distribuição gratuita de absorventes ou coletores para as pessoas que menstruam. Segundo a ONU uma a cada quatro meninas faltam as aulas no período menstrual por falta de absorventes. Por isso, medidas são necessárias para solucionar esse impasse.
Portanto, observa-se em nosso tecido social, os desafios no combate da pobreza menstrual. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC)--órgão federal encarregado de tratar assuntos relacionados ao ensino, deve informar alunos do ensino fundamental ao médio sobre a menstruação e seus desafios, por meio de palestras com profissionais da saúde. Espera-se que com essa medida a pobreza menstrual de ser uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.