A princípio, a falta de controle da natalidade ajuda no esgotamento dos recursos naturais. Sob essa ótica, o aumento da população gera o aumento de exploração do planeta, pois, com o crescimento da sociedade ocorre a necessidade de ampliar as áreas utilizadas para o consumo, prova disso foi o cálculo realizado pela ONU, mostrando que, anualmente, cada pessoa usufrui 2,7 hectares de terra, sendo que, o correto seria utilizar apenas 2,1 hectares. Consequentemente, o avanço exacerbado de pessoas contribui para o esgotamento de recursos da natureza.
Ademais, a inoperância do Estado é um fator que piora esse problema. A esse respeito, a ausência de ações governamentais subsidia o desparecimento desses instrumentos valiosos e escassos, uma vez que, por não criarem projetos para a fiscalização dos habitats possuidores desses recursos, as exploradoras se sentem livres para avançar nos seus trabalhos mais do que é permitido pela lei. Assim, essa indiligência do Estado e essa liberdade das mineradoras vai contra a Carta Magna brasileira, haja vista que, de acordo com a Constituição de 1988, é um dever de todos, além do Poder Público, preservar e proteger o meio ambiente para a presente geração e para as gerações vindouras. Dessa forma, o descaso estatal perpetua esse perigo e influencia no colapso desses materiais.
Portanto, é mister uma ação para mitigar essa mazela. Diante disso, o Ministério da Saúde deve regrar o aumento populacional por meio de políticas públicas, a fim de amenizar a exploração de recursos, de modo que, prolongue a vida humana na Terra. Enquanto que, fica responsável ao Ministério do Meio Ambiente intensificar a fiscalização da exploração de materiais, por meio de construções de casas próximas dos locais onde ocorrem essa extração, a fim de combater a exacerbada mineração e dar tempo suficiente do planeta repor seus preciosos instrumentos. Mediante a isso, acontecimentos como os da animação da Disney ficará apenas nas telas de cinemas.
Pode corrigir minha redação por favor @karenhelena @abiaacs
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.