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Por Melea
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#93533
O quadro expressionista "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch, mostra a angústia, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, percebe-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de diversos cidadãos assolados pelo excesso do consumo de cigarros eletrônicos é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar os fatores que favorecem esse revés.
Em primeira análise, é fundamental apontar que a indiligencia do Estado potencializa o excesso do consumo de cigarros eletrônicos. Esse contexto de inoperância das esferas do poder alude a teoria das instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficiência. Sob essa ótica, é possível perceber que a baixa atuação das autoridades vai ao encontro do pensamento do polonês, servindo de salvo-conduto para o óbice, visto que as mesmas não promovem uma resolução adequada à gravidade do problema. Nessa perspectiva, a prática das suas obrigações constitucionais são uma necessidade e não um fato opcional.
Ademais, deve-se ressaltar que o Brasil é, infelizmente, um país estratificado e desigual. Desde a sua gênese (considerando a perspectiva ibérica) a América foi pensada como uma colônia de exploração, em que a educação era desestimulada. É nesse contexto que se estruturou a sociedade brasileira, a qual tem — como consequência "moderna"— um sitema público de ensino ineficiente. Portanto, isso justifica a persistência do problema, já que, o quadro de desinformação dos indivíduos inibe o seu exercício de cidadania, abrindo espaço para a marginalização e para a alienação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perpetuar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esses obstáculos. Dessarte, é imprescindível que o Poder executivo, responsável por administrar os recursos do país, realize a criação através de verbas governamentais, de um programa inovador que vise a implementação científica necessária, com o intuito de diminuir a incidência do problema. Além disso, cabe ao Ministério da Educação com a mídia promover, em escolas e plataformas digitais, debates e campanhas sobre o perigo do excesso do consumo de cigarros eletrônicos por meios fictícios com engajamento social e aulas dinâmicas e transdisciplinares para que assim os cidadãos não possuam limitação de atuação e nem de conhecimento. Espera-se, assim, que os sentimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por camiss755
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#93559
Boa noite! Texto muito bem estruturado e atende todas as exigências do modelo dissertativo argumentativo. Algumas dicas para garantir nota máxima nas demais competências:
• Lembre-se sempre de iniciar uma nova oração com algum conectivo, até mesmo quando for citar algum repertório;
• Revise a redação em busca de erros ortográficos e de pontuação, isso garante maior coesão textual e impede que o corretor tenha que retomar o texto para compreender o sentido, garantindo uma excelente nota na competência I;
• Deixe mais explícito as relações e ligações entre os repertórios socioculturais e o tema/tese.
Parabéns pelo texto e pela nota, bons estudos!
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