Com a chegada dos portugueses no território brasileiro e o choque cultural entre estes e os indígenas, sobressaíram os europeus, os quais possuíam poder para enfrentar as tribos nativas brasileiras; dessa forma, desde o início da colonização percebe-se um caráter opressor aplicado aos indígenas, caráter este que foi desde a tentativa à catequese até a retirada de tribos de seu próprio território. Assim, desenvolvendo-se com base no pensamento de supremacia europeia, a sociedade brasileira enraizou a ideia de que o indígena não é digno de terra, o que se mostra até os dias de hoje, quando vemos grupos indígenas sofrendo por terem suas terras- demarcadas por lei- tomadas. Essa insistente disputa revela que há forte impacto na sociedade hodierna causado por questões retrógradas mal resolvidas.
Além disso, a neutralidade governamental ao não agir diante da democratização de terras indígenas no Brasil torna-se um fator agravante para esse revés. As terras indígenas representam apenas 13% do território, uma grande discrepância em relação à quantidade de áreas desmatadas ou utilizadas para latifúndios, mas ainda assim essa pouca parcela territorial é um atrativo para latifundiários que, quebrando a lei, tomam partes das terras indígenas. Apesar disso, seja por interesses políticos ou econômicos, o governo brasileiro não se mostra obstinado em cumprir as leis que deveriam garantir a posse de terras aos nativos, o que resulta nos conflitos territoriais presentes no país.
Sendo assim, constata-se a necessidade de que órgãos governamentais atuem diretamente no combate dessa questão e instituições públicas promovam sua visibilidade, dessa forma, o governo, legalmente, poderá assegurar um direito dos indígenas e a população, conscientizada, poderá caminhar para um processo de transformação social a fim de que, futuramente, problemas como esses sejam apenas fatos da história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada