A princípio , é possível notar a omissão por parte de órgãos educacionais , redes sociais sobre as violências aos idosos, e por isso,parte da população desconhece as formas de agressões . De acordo com o filósofo chinês , Confúcio : “Se não sabes , aprende, se já sabes , ensina”. Sob essa ótica, intervenções educacionais, em orgãos privados e públicos , que trabalhem os diversos jeitos da violencia , como física , sexual e outras , ajudaria a dissipação dos conceitos errôneos.
Outrossim , a ausência de medidas estatais eficazes, tem como consequência para os idosos as agressões . Assim, segundo o filósofo Aristóteles: “A base da sociedade é a justiça”.Entretanto, ainda o Estatuto do Idoso , lei distrital do Brasil que prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde dele , não tem o efeito preciso na nação. Sobre isso, é necessário que nos níveis nacionais , os orgãos de monitoramento hajam, para que pessoas abordem as políticas criadas para impedir a inflamação .
Torna-se imperativo, portanto, que cabe aos órgãos educacionais e o Estado , como autoridade na garantia da diminuição de agressões contra o idoso . Desse modo, desenvolvendo intervenções educacionais e monitoramento em níveis nacionais que capacitem dissipar os conceitos do etarismo . Tal medida deve ser realizada a partir de uma melhor efetivação de intervenções e leis . A partir dessas ações ,poderá se consolidar um Brasil com menos acometimentos contra os idosos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.