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Por Leite
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A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como a Revolução Tecnocientífica, foi um novo marco na humanidade. A invenção da tecnologia desenvolveu melhoras nas relações, e também na educação. Entretanto, a inserção desse meio nos estudos é ambígua, pois há a possibilidade de desinteresse dos alunos por outras formas de ensino, além das dificuldades de obtenção dos aparelhos.

A princípio, é interessante descobrir o significado da palavra. "Gamificação" é o termo aportuguesado da palavra inglesa "gamification" referente à aplicação de jogos ou elementos em situações que inicialmente não há jogos. Na educação, essa é uma ferramenta diferente para quebrar o sistema ultrapassado regente. Apesar da proposta ser adequada para a nova geração, deve-se atentar a situações de vício nesses dispositivos para que não fique dependente e perca, por exemplo, a capacidade de pesquisa, leitura de textos grandes, etc.

Ademais, para que a "gamificação" dê certo ela precisa ser democrática. Em um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva, afirma que 71% dos brasileiros acima de 16 anos não conseguem se conectar todos os dias. Se considerarmos que essa desconexão é por falta de um aparelho próprio, então a "gamificação" é um futuro distante. Outra ideia a se considerar é a falta de estrutura básica das escolar públicas como uma realidade frequente e que, em sua maioria, são alunos de baixa renda. Novamente, é uma ideia de evolução para quem tem condições financeiras.

Logo, a "gamificação" só será uma evolução para a educação quando tivermos resolvido o ensino tradicional. Dessa maneira, é interessante que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Economia para distribuir, em escala nacional, celulares e/ou "tablets" para estudo através da colaboração com lojas credenciadas. Também é importante valorizar e reformar o ensino tradicional com projetos igualitários de acordo com a região do país a favor do equilíbrio saudável entre a realidade e o digital. Dessa forma, a educação pode receber a "gamificação" como um processo evolutivo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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