Em primeiro plano, cabe ressaltar a falta de prestígio da história. Segundo o site "cartacapital" a falta de interesse pela a preservação da memória no Brasil, é uma característica histórica e cultural da sociedade brasileira. Sob essa lógica, há uma percepção de que a sociedade nacional não tem vontade de saber da nossa história, como consequência, temos uma grande perda de memórias importantes, pois se a sociedade não tem desvelo, história vai sendo esquecida. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Ademais, é importante salientar a falta de conhecimento. De acordo com o site "tribunadonorte" a história é desconstruída por falta de conhecimento dos alunos, pois nas escolas não estão mais ensinando de forma adequada a história nacional. Sob esse viés, tem-se como consequência, o desconhecimento das memórias nacionais. Tal desconhecimento ocorre quando as escolas deixa de dar um conteúdo correto para os seus alunos. Sendo assim, são de suma importância medidas que interfiram na insciência da sociedade.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo invista em vigilâncias, registros e tombamentos para a preservação da cultura, por meio de leis, a fim de preservar o patrimônio histórico e cultural. A partir dessas ações, poderá se consolidar Brasil mais prestigiado e mais aprofundado em sua história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada