Antes de tudo, vale ressaltar que o consumo de cigarro entre os jovens vem crescendo a cada dia. Sob essa ótica, muitos pensam que o cigarro eletrônico não faz mal a saúde, por ter uma estética inofensiva e que chame a atenção do público alvo, mas estão enganadas, pois, pode levar a pessoa ao vício, causando a abstinência ou até mesmo o uso de entorpecentes mais fortes. Dessa forma, fica evidente que qualquer categoria de cigarro inalado faz mal a saúde, ou seja, o tabagismo entre os jovens é um perigo que precisa ser combatido.
Ademais, o programa '' Proerd '' foi criado em 1992 para combater o uso de drogas e alcoolismo, cujo o lema é ''Nossas crianças longe das drogas''. Desse modo, o vício é um ciclo de euforia e depressão, a emoção vem na fora do consumo e a depressão é a falta do cigarro. Além disso, pessoas ex-fumante usa o cigarro eletrônico para parar o vício, mas esse não é um método adequado. Sendo assim, a melhor solução de acabar com o vício é evitar álcool e cafeína, praticar atividades físicas, procurar ajuda médica entre outros.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter o consumo de cigarros eletrônicos na sociedade brasileira. Dessa maneira, o Proerd é uma iniciativa para combater o vício de drogas e álcool, fazendo palestras nas escolas e orientando os jovens sobre os riscos do cigarro, por meio de cuidar dessas pessoas e mostra o que o tabagismo faz com o corpo, a fim de que o tabagismo e alcoolismo não seja mais um problema. Somente assim, a sociedade vai entender que o cigarro eletrônico ou qualquer outro é prejudicial á saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.