Nessa perspectiva, é importante destacar a ausência de preocupação de governo em relação a esta problemática. Segundo o escritor Gilberto Dimenstein em sua obra "Cidadãos de papel” de 1993, ele disserta das falhas de uma boa educação no Brasil, a qual traz consequências futuras para o país. Visto que, essas consequências está ligada a má gerência, escassez de planos e incentivos para que ocorra uma mudança nessa estrutura rígida.
Ademais, deve ressaltar a individualidade como um dos obstáculos para resolução da exclusão de ex-detentos no mercado. De acordo com a Declaração Universal de Direitos Humanos, no art. 1 - todos os seres humanos dotados de razão e consciência, devem agir uns com os outros em espírito de fraternidade. Contido, essa realidade não é vista, já que as pessoas se comportam com muito desrespeito, preconceito e violência uns para os outros.
Portanto, faz-se urgente que medidas sejam tomadas. Desse modo, urge que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação- órgão responsável pela elaboração e execução da política nacional da educação(PNE)- reformule o ensino médio com investimento em métodos profissionalizantes e debates de conscientização de diversos temas, para que os jovens ao concluírem o colégio, tenham algum apoio para construir seu futuro. Sendo assim, será possível chegar mais perto de uma realidade utópica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.