Diante desse cenário, cabe ressaltar como a bolha socio-digital, aquela que concentra a massa de usuários das redes sociais e induz um estilo de vida, impacta negativamente no comportamento dos adolescentes frente às questões político-civis. Isso ocorre porque nesse ambiente digital são compartilhados valores de natureza individualista, como consumo de roupas, comidas, hábitos, e deixa de lado os valores de natureza coletiva que se refletem, diretamente, na sociedade, como o voto. Dessa forma, esse grupo de jovens escolhem não exercer o papel de cidadão nas eleições porque não faz parte de seu cotidiano debater sobre a importância desse ato civil.
Em consequência disso, ou seja, por se abster do exercício do voto, os adolescentes não terão suas necessidades atendidas. Isso se dá pois, apenas as faixas etárias que votarem estarão de fato exigindo mudanças, que não necessariamente agradam os adolescentes.
Portanto, são necessárias mudanças de polítcias públicas para mudar o cenário atual. Assim, cabe ao Estado, através do Ministério da Cidadania, por meio de um Projeto Nacional, promover campanhas, divulgadas nas mídias socialmente engajadas, que expliquem sobre a importância do voto na adolescência, para que o papel de cidadão seja mantido e suas demandas atendidas. Dessa maneira, os adolescentes serão ativos na sociedade assim como são na decisão para o Grêmio Estudantil.
Peguei esse tema da plataforma do Felpi, quem puder dar um feedback eu agradeço.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.