No filme Jumanji, acompanhamos 4 jovens estudantes em uma grande aventura, onde eles são puxados para dentro de um jogo de vídeo game . Para sair de dentro do jogo eles precisam usar suas habilidades para que juntos concluam a missão. Assim como no filme, a gamificação auxilia no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades de cada pessoa individualmente.
Porem, apesar dos diversos pontos positivos, muitos se posicionam contra o uso de jogos para ensino. Os conservadores acreditam que manter um ensino tradicionalista é a melhor forma de obter uma educação de qualidade. O processo educativo tradicional consiste em um sistema de ensino onde o professor se posiciona em frente a turma e despeja o conteúdo puramente teórico em seus alunos, limitando assim a capacidade do estudante de pensar por si próprio e usar sua criatividade para construir o conhecimento.
Diante disso, é notório que uma mudança no processo educativo é necessária. A implantação da gamificação no sistema de ensino ajudará o aluno a aumentar a criatividade e aperfeiçoar suas habilidades, Cabe ao Ministério da Educação investir na democratização da gamificação, para que todos os estudantes tenham acesso a tal. Pois, como disse o filosofo Heráclito, " Nada é permanente exceto a mudança".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.