Em princípio, é necessário debater que as profissões futuras trará grandes mudanças no mercado de trabalho brasileiro, dentre elas, consequências como o crescimento da taxa de desemprego e aumento da desigualdade social. Desse modo, é evidente que esse empercilio afeta principal indivíduos vítimas da discrepância social, pois o novo meio profissional será de difícil acesso a essa população. sob tal ótica, De acordo com Ariano Suassuna, o nosso país é caracterizado por uma injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países destintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuído". De maneira análoga, a afirmação do escritor descreve bem o quadro de discrepância social brasileira, em que um grupo enriquece e acumula capital, em detrimento ao trabalhador que para ter acesso as condições mínimas tem sua mão de obra alienada e desvalorizada. Destarte, é preciso repensar nos privilégios e concentração característico do Brasil, para que assim as profissões futuras não afetem diretamente grupos marginalizados socialmente.
Ademais, é indubitável que as futuras profissões incentivaram para o crescimento do trabalho informal no Brasil. Nesse sentido, é perceptível que a informalidade atinge grande parcela da população brasileira. Sob tal ótica, segundo Eduardo Marinho, "não há competição, quando há, desigualdade de condições. Há covardia". Analisando a afirmativa do filósofo, a informalidade é um meio de sobrevivência para grupos vítimas da distinção no Brasil. Posto isso, essa população sofrem com o desemprego, e encontram no trabalho informal um meio de sustentabilidade de fácil acesso. Sendo assim, torna-se crucial pensar como as profissões futuras podem contribuir para grupos em situações de vunerebilidade social.
Diante do exposto, faz-se necessário medidas intervencionais que minimizem essa problemática. Nesse âmbito, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por garantir o bem estar populacional, mediante a políticas públicas contribuir para a diminuição da informalidade e desemprego no país. Nessa conjuntura, essas ações serão realizadas a partir da disponibilização de cursos gratuitos que ajudem na formação da população de baixa renda brasileira, e também contribuir para a especialização do trabalho humano, para que assim, indivíduos já formados possam monitorar o trabalho mecânico e orientar as novas gerações sobre o funcionamento das profissões futuras. Contribuindo assim, para um país com maior índice educacional e a resolução tanto da desigualdade social como do desemprego populacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.