Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#92853
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a persistência do racismo na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver essa desigualdade no país. Segundo dados do G1: “No Brasil, em 2021, houve um aumento de 27% nos casos de racismo”. Dessa forma, é evidente que a falta de ação do governo prejudique a vida das pessoas negras, impedindo-os de saírem nas ruas, frequentarem escolas e de serem membros ativos da sociedade. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos indispensáveis para a população como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.

Em segundo plano, é fundamental apontar a má educação como fomentador da persistência do racismo no país. De acordo com o jornal Uol: “Em 2021, foi registrado um crescimento nas ocorrências de racismo por pessoas que não tiveram uma boa educação”. Diante de tal exposto, é notório que notícias assim sejam consequência de um ensino defasado, que não leciona seus alunos a terem respeito e empatia pelo próximo, esse fato colabora para que o número de atos de racismo continuem aumentando, tornando-se assim, uma barreira, impedindo que pessoas afrodescendentes possam usufruir de seus direitos oferecidos pela Constituição. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portando, medidas são necessárias para atenuar essa situação. Logo, com o intuito de aumentar a igualdade da nação, cabe ao Ministério da Justiça, órgão máximo responsável pelos direitos da população, por intermédio das leis, desenvolver projetos que desestimule a prática do racismo na sociedade. Assim, o “contrato social” será verdadeiramente efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 128

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 136

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por raissaxx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92865
Uma dúvida Vc colocou portanto no papel ou ficou portando?
0
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92876
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal pre(o)rrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a persistência do racismo na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (ótima introdução. Parabéns!)

Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver (as) [essa] desigualdade(s) (sociais) no país(, pois essas contribuem para o aumento do racismo). (ausência de conectivo) Segundo dados do G1: “No Brasil, em 2021, houve um aumento de 27% nos casos de racismo”. Dessa forma, é evidente que a falta de ação do governo prejudique a vida das pessoas negras, impedindo-os de saírem nas ruas, frequentarem escolas e de serem membros ativos da sociedade.{1- Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos indispensáveis para a população como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país}.

{1}: Seu parágrafo está um pouco expositivo, então ao invés de acrescentar mais um repertório sociocultural, procure discorrer mais sobre as consequências que a desigualdade social provoca na vida das vítimas do racismo e depois, em outro tópico frasal, conclua sua argumentação.

Em segundo plano, é fundamental apontar a má educação como fomentador da persistência do racismo no país. (ausência de conectivo) De acordo com o jornal Uol: “Em 2021, foi registrado um crescimento nas ocorrências de racismo por pessoas que não tiveram uma boa educação”. Diante de tal exposto, é notório que notícias assim sejam consequência de um ensino defasado, que não leciona seus alunos a terem respeito e empatia pelo próximo, esse fato colabora para que o número de atos de racismo continuem aumentando, tornando-se assim, uma barreira, (a qual impede) [impedindo] que pessoas afrodescendentes possam usufruir de seus direitos oferecidos pela Constituição. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (ótimo desenvolvimento. Parabéns!)

Portando, medidas são necessárias para atenuar essa situação. Logo, com o intuito de aumentar a igualdade da nação, cabe ao Ministério da Justiça, órgão máximo responsável pelos direitos da população, por intermédio das leis, desenvolver projetos que desestimule a prática do racismo na sociedade. Assim, o “contrato social” será verdadeiramente efetivado. (proposta completa. Parabéns!)

Vi que quando você acrescenta dados, você faz uso das aspas, não que esteja errado, mas eu acho que não traz linearidade para seu texto, então se você quiser eu vou deixar um exemplo de como não usa-las:

Prova disso, segundo dados divulgados pelo portal G1, relatou que, em 2021, houve um aumento de 27% nos casos de racismo no Brasil.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
99 Exibições
por CasNovak
A persistência do racismo na sociedade Brasileira
por Bec    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Bec
0 Respostas 
40 Exibições
por 1Amanda5
0 Respostas 
56 Exibições
por Ma3107
1 Respostas 
132 Exibições
por Felipe082
4 Respostas 
280 Exibições
por Felipe082
A persistência do racismo no Brasil
por RenataAlana    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por RenataAlana
1 Respostas 
97 Exibições
por JOAO155
A persistência do racismo no Brasil
por EduanAxton    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por EduanAxton
A persistência do racismo no Brasil
por Rayssinhaaa    - In: Outros temas
1 Respostas 
92 Exibições
por mari799

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM