A princípio, é imperioso ressaltar que a indiligência do Estado potencializa a inépcia científica. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis de Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, entretanto, não desempenham com total eficácia seu papel social. Acerca dessa lógica, devido a baixa atuação das autoridades, a falta de conhecimentos básicos faz se presente ao longo das camadas sociais, sobretudo, entra as mais baixas, o que infelizmente é visível em nosso país.
Ademais, é fundamental apontar a propagação de notícias falsas por entre as redes socias como outro fator que contribui para a manutenção do negativismo popular perante as ciências. Posto isso, pode-se notar a semelhança de nosso contexto atual com a metáfora platônica do mito da caverna, no qual encontra-se a caracterização de uma sociedade que se baseia em aparentes verdades, como uma forma de justificar condutas e uma conjuntura social. Diante de tal exposto, fica clara a existência da desinformação e a influência negativa da internet em nosso corpo social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é Imprescindível que o Estado, por intermédio de intervenções na educação, promova melhoras no sistema de ensino nacional, dando maior ênfase em noções científicas e gerais, deste modo torna-se possível o enfrentamento do negacionismo. Assim, se consolidará uma sociedade mais consciente, onde o governo desempenha corretamente sua função. Espera-se assim que os ideais retratados por Neruda não se delimitem apenas ao plano literário, mas que tragam para a realidade sua concepção crítica de atos e reagentes benignos a comunidade.
Se tiverem alguma sugestão sobre o que posso melhorar, podem enviar, estou aceitando.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada