Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92759
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem

Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Para fazer uso da gamificação, portanto, não é preciso usar jogos prontos – apesar de eles serem uma das possibilidades. Jogos como Minecraft – em que os jogadores precisam encontrar recursos, construir estruturas e plantar para sobreviver – tornaram-se populares não apenas entre crianças e adolescentes, mas entre educadores. Tanto que uma versão especial foi lançada, o MinecraftEDU, que já é utilizado por quase mil escolas em mais de 40 países.

Esse, porém, é apenas um dos caminhos. Em vez de trazer jogos já existentes para a sala de aula, o educador pode explorar a gamificação através de certas dinâmicas com sua turma: a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como combustível para a aprendizagem. Dessa forma, todo conhecimento serve a um propósito, o que envolve os estudantes no processo. Outras alternativas são utilizar pontos, distintivos ou prêmios como incentivo; definir personagens (avatares) ou cenários específicos com que os alunos precisam lidar ou propor obstáculos a serem superados.

A gamificação é uma das resposta a diversos males que afetam a educação tradicional, sendo o maior deles o desinteresse dos estudantes. Falta de interesse é a principal causa de evasão escolar no Ensino Médio. De acordo com os dados da PNAD Contínua 2019, do IBGE, das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, 20,2% (ou 10,1 milhões) não completaram alguma das etapas da educação básica. Entre os principais motivos para a evasão escolar, os mais apontados foram a necessidade de trabalhar (39,1%) e a falta de interesse (29,2%). Entre as mulheres, destaca-se ainda gravidez (23,8%) e afazeres domésticos (11,5%).

TEXTO II

Gamificação o futuro do processo educativo.png

TEXTO III

As Vantagens da Gamificação
Adotar a gamificação na sua empresa ou instituição de ensino pode ser uma ótima ideia para aprimorar diversas áreas. Confira os benefícios de implementar essa estratégia:
  • Estratégia democrática
    Todo mundo tem experiências positivas com os jogos, desde as brincadeiras de infância aos games mais sofisticados na fase adulta. Por isso a gamificação pode ser usada em diversas faixas etárias, gêneros e outras segmentações de vida. Basta que se desenvolvam atividades específicas para o público-alvo almejado pela estratégia — levando em consideração seus gostos, referências, necessidades e expectativas —, para que a gamificação seja engajadora e estimule os usuários para atingirem a meta.
  • Uso em diversos processos
    A gamificação é uma metodologia que pode ser adotada nas mais variadas atividades. Nas instituições de ensino ela pode ajudar a melhorar os processos de aprendizagem, aumentar a motivação nos estudos e a otimizar o processo de avaliação — pois, ainda mais na versão eletrônica, as plataformas mostram dados detalhados do desempenho dos estudantes nas tarefas.
  • Aumento da motivação e engajamento
    Os jogos são atividades, por si só, que despertam a motivação das pessoas. A gamificação usa essa tendência natural para canalizar a ação dos indivíduos para atingir objetivos com resultados concretos e positivos em suas vidas.
  • Melhora o clima interno
    Por serem atividades lúdicas, a gamificação contribui para reduzir o estresse e tornar o ambiente mais descontraído — seja em uma sala de aula ou no trabalho corrido do dia a dia. Este fato colabora para manter um clima mais saudável e harmônico nas turmas e equipes.
  • Uso em capacitação técnica e desenvolvimento pessoal
    A gamificação pode ser adotada tanto para melhorar questões técnicas, como o conhecimento dos estudantes e qualificações dos profissionais, com também ajudar a aprimorar suas competências sociais. Os jogos têm a capacidade de despertar certas habilidades, como o trabalho em grupo, senso de liderança e respeito às regras, por exemplo.
  • Uso de dados
    Ainda mais na versão eletrônica, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados do desempenho dos usuários em suas atividades. Isso significa ter dados confiáveis para saber se as estratégias do RH, equipe pedagógica e professores estão dando certo, quais pontos precisam ser aprimorados e como está a performance geral das turmas e equipes. Tudo isso com praticidade e agilidade.
As Desvantagens da Gamificação
Apesar de tantos benefícios, existem situações que podem prejudicar a adoção dessa estratégia.
  • Esquecer do objetivo
    A gamificação não é algo com fins puramente lúdicos: essa metodologia sempre deve ser usada para um objetivo concreto que não seja apenas divertir, como se fosse um jogo tradicional. O problema ocorre quando os responsáveis por implementar a estratégia acabam esquecendo ou reduzindo a importância da meta que deve ser alcançada. A gamificação deve ser divertida sim, mas isso não deve ofuscar o aprendizado em técnicas de vendas ou em matemática, por exemplo.
  • Uso pontual
    Ao contrário dos jogos usados com fins educacionais e corporativos, a gamificação não é uma metodologia para se usar pontualmente. A ferramenta traz melhores resultados ao ser adotada como estratégia continua, motivando constantemente o público-alvo e coletando dados para seu aprimoramento.
  • Não se preocupar com a qualidade
    A metodologia pode ser democrática, porém isso não significa que se pode adotar qualquer tipo de jogo. A qualidade da atividade deve ser sempre considerada na hora de implementar essa estratégia. Além de não se esquecer do objetivo da ação, deve-se montar uma dinâmica que realmente engaje e torne a experiência imersiva e interativa. Por isso, ao implementar estratégias inovadoras, deve-se procurar ajuda especializada para aproveitar todo o seu potencial e trazer os resultados desejados.

TEXTO IV

Gamificação o futuro do processo educativo2.png


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Gamificação: o futuro do processo educativo?” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por Joelmakl
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93036
Gamificação: O futuro do Processo educativo?
Em um mundo repleto de tecnologias, a prático de gamificação tende a ser benéfico para pessoas com pouco desenvolvimento educacional e para jovens que queiram aumentar sou desempenho escolar e games.

Entretanto, vê-se que parte do População com maior desinteresse nos estudos é motivo de evasão nas escolas - Contudo às mulheres se destacam de tal maneira por motivos de gravidez e trabalho doméstico. A Pratico do gamizicação', é um caminho para diversos problemas na educação tradicional. Semelhante a uma afirmação atribuída a filosofia francesa Simone Beauvoir- "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habitamos a eles, se assemelha no fato de que pessoas deixam a escola pela necessidade de trabalhar.

De acordo com os iluministas Diderot & D'Alembert, autores do "Enciclopéia", a democratização da educação é fundamental no combate à alienação dos cidadãos - Sabemos. que, a educação é para Todos", porém, nem todos tem uma conclusão de ensino fundamental e médio. A "gamificação" tem suas vantagens e desvantagens, além de aumentar o desempenho e conhecimento de indivíduo, essa prática, em algumas situações pode prejudicar a adoção dessa estratégia uma vez que não se preocupar com a qualidade..

Fico claro que para a melhoria educacional das indivíduo as, o poder público de cada País tem como direito obter esse método de desempenho e aprendizagem dessa População.
0
Avatar do usuário
Por Phaela
Quantidade de postagens
#115838
A Gamificação no Processo Educativo.


Com base no sistema escolar atualmente falho, é importante observar que o ensino deve passar pelo processo de evolução na educação. Sem dúvidas os métodos antigos não estão mais causando efeito pois os avanços da atualidade e sua capacidade de ensinar de forma eficiente, é notória.

A princípio, é evidente que a gamificação tem o poder de instigar a curiosidade e vontade de interagir, influenciando os jovens à aprimorar-se para ter uma boa experiência.

Sem dúvida, nota-se que a gamificação pode ser usada como um novo método para melhorar o entendimento na sala de aula e é de fato eficaz para o desenvolvimento didático e intelectual dos jovens.

Contudo, se usado sem disciplina pode ocorrer problemas como: ignorar as matérias didáticas, desviar a atenção a fim de consequentemente intervir nos estudos e perder totalmente o foco.

Em suma, a gameficação pode contribuir positivamente no processo educativo, além disso, é necessário estabelecer métodos eficazes que sejam capazes de tornar o ensino produtivo e benéfico.

Portanto, começar por pequenos projetos com intuito de incentivar os Jovens a usar esta ferramenta como pretexto para estudar, pode funcionar. Afinal de contas, o futuro do processo educativo necessita de incentivo para evoluir.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
327 Exibições
por leticiagodoy
2 Respostas 
352 Exibições
por soffi
0 Respostas 
132 Exibições
por Rayssa1506
0 Respostas 
37 Exibições
por Posesias
0 Respostas 
174 Exibições
por Phaela
0 Respostas 
59 Exibições
por Arthurao
O futuro do trabalho e o trabalhador do futuro
por danini    - In: Outros temas
1 Respostas 
130 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
116 Exibições
por Juux
0 Respostas 
132 Exibições
por Gisdeilton
1 Respostas 
211 Exibições
por OlrenBeat

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM