Portanto, as baixas condições socioeconômicas influenciam na inserção de menores de idade em empregos, que ferem as primeiras décadas de existência. Segundo o filósofo contratualista John Locke - há um contrato social entre o cidadão e o estado -, no qual é dever do estado manter o bem-estar social. No entanto, devido a grande desigualdade existente, ocorre a quebra do "contrato''. Logo, a saída encontrada por alguns para sobreviver na miséria, é colocar seus filhos pequenos para trabalhar. Dessa maneira, essas pessoas precisam escolher entre a fome ou o dinheiro que os filhos podem ganhar prestando serviços, mas, caso optassem pela educação, haveria uma situação de subnutrição pela escassez alimentícia.
Além disso, o déficit do tempo infantil nos indivíduos causam prejuízos que podem deixar marcas por toda a existência. Outrossim, no livro "Infância roubada" da escritora Telma Guimarães, é narrada a história de menores que param de ir para a escola, porque precisam trabalhar no laranjal para ajudar na renda familiar. Nesse sentido, o enredo literário apresentado ainda é algo recorrente nacionalmente e, tal situação, fere a via intelectual do "não aluno", então, isso provoca uma carência escolar, porque, enquanto o pré-adolescente devia estar estudando, ele está prestando serviços inadequados. Logo, ele se tornará um profissional desqualificado, ou seja, o ciclo de pobreza se perpetuará.
Em síntese, é crucial soluções para combater os serviços ilícitos de menores de idade. Dessa maneira, é fundamental que o Ministério da educação insira projetos remunerados, para aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos em aula, por meio do cronograma de ensino nacional das escolas públicas, com a finalidade de instigar a sede pelo conhecimento. Dessa forma, é essencial o incentivo aos discentes para participar de olimpíadas científicas porque elas também remuneram os medalhistas. Assim, a infância dos brasileiros será mais parecida com a história da Matilda e menos com a triste realidade da pobreza ainda presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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