Avatar do usuário
Por Evi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92502
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no seu Artigo, 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a invisibilidade e o registro civil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade social. Nesse sentido, indivíduos que não possuem certidão de nascimento e/ou documentação básica para vacinas e exames precoces estão com sua vida exposta a grandes riscos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a saúde, o que infelizmente é evidenciado no país.
Ademais, é fundamental apontar o círculo familiar como impulsionador da invisibilidade e registro civil no Brasil. Segundo dados do site estúdio.r7, somente na região sudeste do país, mais de 1, 10 milhões de indivíduos não apresentam certidão de nascimento. Diante de tal exposto, esses milhões de brasileiros sem registo não apresentam direitos básicos e essenciais para uma vida digna e confortável, gerando assim, diversos empecilhos na saúde de tais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado por intermédio da capacitação profissional adequada, redirecionar estes agentes para a fiscalização, controle da natalidade e dos registros civis, de modo com que todos os brasileiros possuírem a documentação completa. Assim se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
73 Exibições
por Eduardag7
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
90 Exibições
por MariaBaby7
0 Respostas 
87 Exibições
por ayllan
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
0 Respostas 
57 Exibições
por Lkjad
O controle de dados na internet

O controle de dados na internet é utilizado[…]

Na antiguidade, já se via a necessidade qu[…]

No que concerne à acessibilidade e inclus&a[…]

A sociedade brasileira, embora seja um exemplo em […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM