A princípio, nota-se que a displicência por parte do governo é o principal catalisador da problemática. Segundo o sociólogo, Émile Durkheim, é função social do Estado gerenciar questões para o bem da coletividade. Entretanto, a realidade brasileira contradiz o pensamento de Durkheim, uma vez que o crescente nível de consumo dos indivíduos prejudica não só o meio ambiente, mas também a qualidade de vida dos seres humanos. Assim, ignorar o excesso de consumação evidência o descaso estatal.
Ademais, é preciso abordar que a exploração dos recursos naturais potencializa o impasse. Diante disso, são perceptíveis as situações deploráveis encontradas no meio ambiente, como a degradação e devastação ambiental e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. Essas situações encontram forças na afirmação do pensador Mahatma Gandhi, para qual a ganância é a única necessidade do homem que a natureza não pode suprir. Visto que, é exatamente a busca incessante pelo aumento produtivo e pelo exagero que confirma os impactos ambientais.
Portanto, é necessário que o poder crie políticas públicas, uma vez que, o problema é persistente. Desso modo, cabe ao Poder Executivo, mais especificamente, o Ministério do Meio Ambiente, investir em formas de diminuição dos recursos naturais brasileiros, como ações comunitárias e reforçando a fiscalização dessas áreas, por meio de investimentos públicos, além disso, cabe também ao Ministério da Economia promover a criação de postagens nas redes sociais para instruir e orientar as pessoas sobre seus ator de consumo, a fim de reverter os impactos no ecossistema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada