Desde o fim da Guerra Fria, no fim dos anos 1980, houve o surgimento da Nova Ordem Mundial, caracterizada pela globalização, que rendeu inúmeras teorias sociais. Uma delas, o conceito de "Aldeia Global", explica que, através da globalização, cada região do planeta está intrinsecamente conectada, aproximando-as como se vivessem juntas em um pequeno espaço - uma aldeia. Porém, especialmente no Brasil, país que, desde seus primórdios, tem sua sociedade baseada na exclusão e desigualdade, esse conceito não é aplicável de forma geral. Ainda segundo Santos, no Brasil, o foco do desenvolvimento está na região denominada Centro-Sul, que abrange os estados do sudeste, sul, e parte do centro, demonstrando a falta de equivalência com as regiões norte e nordeste, especialmente nos quesitos do progresso nacional e, consequentemente, do acesso à tecnologia.
Outrossim, a falta de investimento e verba para tecnologia nessas regiões mais pobres do país encobre os conflitos ali gerados para o resto do Brasil. Recentemente, em Roraima, houve um conflito entre uma aldeia Yanomami e garimpeiros ilegais, o que culminou no "desaparecimento" de uma vila inteira. Com isso, as mídias sociais tiveram extrema importância na resolução deste caso - o enorme engajamento em postagens e hashtags foram essenciais para a visibilidade da questão indígena do país, historicamente "deixada de lado".
Portanto, para que a sociedade brasileira tenha acesso equitativo à tecnologia e, consequentemente, à informação, faz-se necessário que o Governo Federal, através de investimentos em agências de controle, ofereça equipamentos tecnológicos e cursos profissionalizantes para as regiões mais carentes desse recurso. Através dessa medida, o governo proporcionará equivalência tecnológica à população, o que reparará, aos poucos, o histórico descaso com as regiões norte e nordeste brasileiras. Dessa forma, a população brasileira poderá ser, de fato, integrante ativa no Meio Técnico-Científico Informacional, garantindo a melhoria de indicadores sociais, proporcionando uma sociedade mais justa e igualitária ao território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.