Avatar do usuário
Por raullS2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92418
A escritora britânica Virgínia Woolf um dia afirmou que "pela maior parte da História, 'anônimo' foi uma mulher". Essa frase retrata o apagamento das mulheres na literatura e na arte, e inspira a luta para a representatividade dentro dos espaços artísticos do Brasil e do mundo. Existem diversos grupos feministas que visam alcançar sua devida valorização nas artes, mas os números mostram um fato: no renomado Museu Metropolitano de Nova Iorque, por exemplo, apenas 5% dos artistas presentes na seção de arte moderna são mulheres, ou seja, a igualdade nesses espaços ainda não foi alcançada.

O âmbito da arte é dominado por homens, que predominantemente propagam ideias de machismo e heteronormatividade. Como resultado, os produtos artísticos produzidos pela mulher não têm devido reconhecimento e apreciação pois não se encaixam. "Estou tão cansada de correr o mais rápido que posso, pensando que chegaria lá mais rápido se fosse um homem, e estou cansada deles vindo atrás de mim novamente..." Esse trecho da música "The Man", da cantora e compositora estadunidense Taylor Swift mostra o despeito da artista em razão das injustiças da indústria artística musical, onde mulheres precisam de um esforço muito maior para alcançar o sucesso e a fama, além de serem constantemente hostilizadas pela mídia.

Outras complicações vêm da sexualização dos corpos femininos. A visão tradicional masculina vê a mulher como um objeto de caráter sexual, desconsiderando sua personalidade e qualificação, e essa ideia retrógrada é presente nos espaços artísticos: de acordo com algumas estatísticas do Museu de Arte de São Paulo, a porcentagem de artistas mulheres do acervo é de apenas 6%, porém, 60% das exposições nus são de corpos femininos. Essa valorização da mulher na arte vinda apenas quando seu corpo é exposto atrapalha diretamente a busca por igualdade nessa área.

Desse modo, são necessárias formas de mitigar a desvalorização da arte feminina no Brasil. Por isso, o Ministério da Cultura, em parceria com instituições artísticas e organizações feministas, devem desenvolver projetos com o objetivo de trazer reconhecimento as obras feita por mulheres, investindo na divulgação destas e combatendo os ideais machistas que persistem no âmbito artístico, assim levando maior admiração a arte feminina dentro do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
176 Exibições
por Jhennifer202
0 Respostas 
175 Exibições
por Zaryguinn
0 Respostas 
84 Exibições
por beatrizl557
0 Respostas 
445 Exibições
por jean24062004
0 Respostas 
789 Exibições
por Ruancl
3 Respostas 
223 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
189 Exibições
por Carolcamizao
0 Respostas 
62 Exibições
por galves
Combate ao machismo no mundo gamer
por camiii    - In: Outros temas
1 Respostas 
109 Exibições
por comeMED
0 Respostas 
56 Exibições
por YAS6465

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM