Em 2020, de acordo com o instituto brasileiro de econômia(IBRE), cerca de 10% dos brasileiros estavam trabalhando de suas casas em meio a pandemia, sendo que desse baixo número a maior parte eram de grandes centros urbanos como SP, RJ e DF. Isto foi devido a falta de infraestrutra dos domicílios, equipamentos e até internet nas outras regiões. Logo o home office no Brasil ainda está limitado a uma pequena parte da sociedade colaboradora.
Ademais vale salientar a precário número de mão de obra especializada no mercado pós pândemico. Uma pesquisa da câmara brasileira de construção civil mostra que em 2022 nove cada dez contrutoras encontra dificuldades em encontrar profissionais competentes e isso se deve a baixa ou nenhuma escolarização do cidadão. Logo vale lembrar o pensamento do filósofo grego aristóteles que diz " A politica deve ser articulada por homens a fim de alcançar o equilíbrio social". Assim, Tendo em vista isso, é notório que a educação não alcança todo o corpo social.
Desse modo, é positivo a evolução e surgimentos de profissões, todavia há ainda barreiras para a execução de tais. Sendo assim, cabe ao governo em parceria com as empresas, respectivamente, reforçar por meios das diciplinas e palestras, sobre as exigêngias de formação para o mercado de trabalho e em complemento a isso também visitas as empresas expondos as carreiras profissionais oferecidas. Somente assim o Brasil terá profissionais preparados para as profissões do futuro e seus desafios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.