Primeiramente, é importante destacar que as escolas não utilizam uma forma de incentivar a literatura nos primeiro anos da alfabetização, a qual é muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. De acordo com o pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) Augusto Buchweitz,sobre o estímulo à leitura, as crianças desenvolvem a capacidade de associar os sons da língua aos símbolos, desenvolvem a concentração, memória e raciocínio, apesar disso, a escolas tornam a prática da leitura algo repetitivo e cansativo.
Outro ponto de vista, é a importância da leitura para criatividade, pois, é uma habilidade que a criança levará para a vida toda. A criatividade é necessária para a formação da identidade da criança, criação de novos projetos e encontrar as melhores soluções para resolver as diferentes questões do dia a dia. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, comprovou que as crianças que participam de atividades criativas na infância têm mais chance de se tornarem adultos inventores, por isso, a prática da leitura é muito importante e a maioria dos pais não têm essa prática do incentivo.
Portanto, pode-se perceber a falta de incentivo pelas escolas e pais, prejudicam a criança no seu desenvolvimento pessoal e cognitivo. Assim as escolas devem fazer atividades estimulantes a leitura de forma não cansativa, como exemplo,os alunos de uma escola precisam conhecer a biblioteca e saber como podem pegar livros emprestados desse modo, se sentirem confortáveis nesse ambiente, também, os pais devem estimular a leitura para o filhos, dando o exemplo e buscando algo que a criança goste, a fim de desenvolver a criança e tornar um adulto mais competente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.