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Por LunaCuacoski
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#92159
Obra literária "os Sertões", de Euclides da Cunha, faz uma forte crítica a escassez de água no nordeste brasileiro. Fora do livro, esse embate assola parcela considerável da população. Por isso, é imprescindível analisar os fatores históricos e sociais que promovem tal impasse.
A princípio, se percebe problemáticas históricas responsáveis pela falta de recursos hídricos no Brasil. Nesse sentido, se destaca o aumento populacional proveniente de décadas como fator impulsionante a situação, já que, com tantas pessoas, a poluição de mares e desperdício de água é inevitável. Outrossim, práticas agrícolas errôneas permitem o manejo incorreto da matéria, e podem contribuir para uma possível escassez.
Ademais, fatores sociais podem ser problematizados em razão dos recursos hídricos. Assim, segundo dados do G1, mais de 40% da população mundial não possui abastecimento de água, e desses, comunidades e países mais pobres são os mais afetados. Em sinergia com esse dado, conceito de Hannah arendt pode ser aplicado, de forma que, defende que a sociedade pós-moderna banaliza esse embate por não estar sofrendo consequências diretas, e por isso, o desperdício é algo comum.
Tendo em vista os aspectos mencionados, é fato que medidas devem ser tomadas para amenizar o impasse. De início, faz-se necessário que escolas, juntamente com responsáveis dos estudantes e especialistas, por meio de rodas de conversas e palestras em conjunto, alertem aos alunos e pais sobre a elevada escassez de água presentes na contemporaneidade, para que no futuro não enfrentam problemas com a falta. Dessa forma, impasse visto em "os Sertões" deixará de ser uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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