Avatar do usuário
Por LunaCuacoski
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#92158
Segunda Constituição de 1988, a dignidade humana é um direito previsto a todo cidadão. Em contrapartida, ação prevista na Carta Magna não é assegurada, visto que o sistema carcerário brasileiro ainda apresenta diversos embates. Nesse sentido, cabe analisar como as minorias são as mais afetadas, bem como os desafios nesse meio.
A princípio, percebe-se como os brasileiros que mais sofrem pelo impasse são as minorias. Assim, de acordo com o Ministério da Justiça, mais de 50% dos encarcerados são negros e mais de 40% não concluíram o ensino fundamental. Em concordância, a falta de empatia do restante da população pode ser justificado por conceito de Hannah arendt de banalidade do Mal, o qual explica que a sociedade inferioriza as pessoas seguindo estereótipos e não ligam por essas estarem como seus direitos feridos.
Ademais, se nota impasses presentes no sistema carcerário. Nesse sentido, se destaca que a justiça brasileira é falha, e quem possui mais "status" consegue facilmente se safar de crimes - como caso Mari Ferrer, por exemplo. Além de que, os carcerários possuem uma enorme precariedade nos presídios, com a constante falta de produtos básicos e a superlotação dos mesmos.
Tendo em vista os aspectos mencionados, é fato que medidas devem ser tomadas para amenizar o impasse. Faz-se necessário que o Ministério das Comunicações, em sinergia com empresas de canais abertos e rádios, por meio de propagandas de alertas, promovam uma representação real do sistema carcerário brasileiro, para assim conscientizar os brasileiros e buscar a redução de carcerários nos presídios. Somente assim, os direitos descritos na Constituição estarão mais próximos de serem assegurados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Crise no sistema carcerário brasileiro
por Marcosclark    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Marcosclark
0 Respostas 
112 Exibições
por thsantos
reformulação do sistema carcerario brasileiro
por Leoleu    - In: Outros temas
1 Respostas 
134 Exibições
por Leoleu
0 Respostas 
41 Exibições
por srcstudy
0 Respostas 
37 Exibições
por Kaleo
0 Respostas 
44 Exibições
por naluz
Sistema carcerário no Brasil
por Alex1    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por Alex1
1 Respostas 
82 Exibições
por thanxxfafa
Sistema carcerário em debate no Brasil
por Maria1909a    - In: Outros temas
0 Respostas 
297 Exibições
por Maria1909a
Sistema carcerário em debate no Brasil.
por Anq    - In: Outros temas
3 Respostas 
167 Exibições
por sammmmm

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM