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Por marialeti19
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O jovem do século XXI e os desafios com as profissões do futuro

A integração dos jovens na força de trabalho é sempre motivo de preocupação para adolescentes e adultos recém-formados. Sabemos que os jovens desejam ingressar no mercado de trabalho, mas nem sempre esse processo é simples. Como resultado, compreender esses requisitos é fundamental.

Os jovens no Brasil encontram problemas e dificuldades comuns no mercado de trabalho. Sem dúvida, a falta de experiência é a barreira mais significativa para o emprego dos jovens. Adriana Cristina Ferreira Caldana, professora da FEA-RP da USP e especialista em Psicologia do Trabalho, diz que, diferentemente de 20 a 50 anos atrás, essa geração enfrenta um cenário de redução “não só do trabalho físico, devido às máquinas”, mas também em trabalhadores qualificados, que “pode ser e já está sendo substituída pela inteligência artificial”. Essa classe, segundo ela, enfrenta desafios extras, pois “o mercado de trabalho que temos agora é um mercado muito dinâmico”.

A partir disso, cabe então ao Ministério da Educação, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, implementar um projeto nas escolas. Isso será realizado por palestras, seminários práticos e expositivos que visam preparar os alunos, principalmente em conhecimento tecnológico, para esse novo mercado de trabalho. Este programa estará disponível desde o ensino fundamental até o ensino médio e acontecerá uma vez por semana durante o horário das aulas. Os brasileiros poderão se beneficiar da expansão dessas ocupações futuristas dessa forma.

Com isso, por serem eles que planejam o futuro do país, os jovens terão maior visibilidade e relevância no mercado de trabalho. A mudança no perfil do trabalhador também é um cenário benéfico para os jovens no mercado de trabalho. As empresas se adaptaram, tanto tecnologicamente quanto gerencialmente. Como resultado, há uma maior necessidade de indivíduos criativos e inventivos que estejam conscientes de seu impacto nos negócios. Além disso, esta geração tem uma riqueza de ideias e está mais envolvida em questões sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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