Como caso análogo, no livro "Diário de um Detento" de Letícia Cristiane, inspirado na música dos Racionais MC's (que possui o mesmo nome), mostra que a realidade de um detento dentro da cadeia contribui para que o indivíduo permaneça na vida do crime, pois o tratamento dentro das cadeias é de natureza repugnante, ferindo os Direitos Humanos. Os detentos sofrem com a falta de higiene, limpeza, e as comidas são servidas estragadas. Dentro do presídio, o detento não recebe educação ou trabalha, como está disposto na Lei de Execução Penal (LEP).
Nesse contexto, compreende-se que a forma como presidiário é tratado na penitenciária e os recursos que são oferecidos durante o cumprimento de pena, refletem inteiramente na sua via pós-sanção. O maior desafio encontrado pelos ex-detentos é o preconceito da sociedade, onde no momento em que o egresso procura por um emprego, não consegue ser aceito. Além de que, no cenário contemporâneo, só são aceitos nas empresas os cidadãos que possuem estudos e qualificações, os quais fossem oferecidos durante o regime, simplificaria a ressocialização desses ex-detentos e sua inclusão no mercado de trabalho.
Portanto, de forma a contribuir para a diminuição do índice de criminalidade brasileiro e reinserir ex-detentos na sociedade como parte dela e, incluí-los também no mercado de trabalho, o Governo Federal juntamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Ministério do trabalho, podem, por meio da verba destinada às penitenciarías, garanti-los uma melhor qualidade de vida e investimento na educação, trabalhos comunitários, além de Organizações voltadas a ajudar egressos do sistema prisional na busca de empregos quando já libertos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.