As atividades econômicas atuais do Brasil seguem os moldes dos ciclos econômicos antepassados, assim como a agricultura, pecuária e mineração, todos em conjunto. Porém, todos eles foram dinamizados e enfeitados com aprimorações, no que tange a melhoria do solo para cultivo através dos fertilizantes, estudos climáticos e geográficos, métodos científicos para melhorias genéticas dos animais e inclusive, estudos aprofundados em geografia mineradora. Então, podemos observar que não foram medidos esforços para aumentar a produção. Segundo o diretor do curso de tecnologia da USP, Paulo Leão, mais de 70% dos processos das grandes empresas rurais foram sistematizados.
Mediante a cegueira causada pela ânsia de acúmulo de riqueza misturada à busca de melhorias para tal atividade, pouco se enxerga medidas que buscam curar e punir os maus tratos causados ao meio ambiente pela economia desastrosa e nociva brasileira. Visto que, o maior e o menor biomas brasileiros, o da Amazônia e o Pantanal respectivamente, foram os mais devastados em todo o tempo. Muito se dá pelo fato de juntos, de certa forma, abrigarem as três atividades econômicas citadas acima.
Para apoiar a tese da economia insustentável, e relacioná-la com a ação humana que mesmo sem isso é bem fácil de enxergar. Relacionar, o alto detrimento dos biomas destacados anteriormente, aos altos índices de incêndios florestais em áreas extremamente úmidas, que pela lógica é de cunho criminoso, aumentaram em 144 % em menos de um ano de acordo com Instituto de Pesquisa especial (INPE) e pouco mais de 2% de reflorestamento e 0 elucidação dos incêndios criminosos.
Por fim, podemos concluir que com o passar do tempo a atividade econômica que o Brasil se escorou renovou-se e deixou para trás imensas áreas naturais que não tiveram a mesma sorte. Diante disso é fulcral que o Estado brasileiro firme posição contra a economia insustentável que está custando caro para a fauna e flora do país. Deixando mais claro com leis mais rígidas contra crimes ecológicos e estreitando os limites de exploração de recursos naturais, e aumentando e financiando as atividades destinadas à reversão de desastres ambientais causadas pela economia insustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.