Avatar do usuário
Por Johngo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92022
A constituição federal de 1988, garante em seu artigo 6° o direito social da educação, entretanto, não é isso que acontece hoje no Brasil, onde esse direito é negado para a população carcerária. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

Segundo Paulo Freire, educador e filósofo Brasileiro, a educação é um processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação da realidade pela ação humana. Nesse contexto, a educação é um dos melhores meios para mudar a realidade da pessoa em situação de cárcere, ela vai poder conseguir mudar de vida através do estudo, seja por meio de aprender uma nova profissão, seja para ingressar numa faculdade ou somente para abrir sua visão de mundo com novas possibilidades de ter uma vida melhor de maneira digna.

No livro "Escola e Democracia", escrito pelo professor e filósofo Brasileiro Dermeval Saviani, diz que não pode haver uma democracia se a grande maioria da população não tem acesso a educação e, consequentemente, a riqueza intelectual, material e espiritual gerada por ela. Vale ressaltar que essa obra publicada em 1999 ainda retrata um cenário atual do Brasil, onde a população carcerária se encontra num crescimento constante, onde os cidadãos estão saindo da prisão para cometer os mesmos erros, pois não conhecem outra opção de ganhar a vida.

Depreende-se, portanto, que a solução se dá pelo Estado, através do Ministério da Educação e a mídia de televisão brasileira, deve, em canais fechados onde só são acessados pelas unidades prisionais, transmitir aulas diárias em três horários diferentes, usando como disciplinas as matérias de português e matemática básica no horário da manhã, educação financeira e empreendedorismo pela tarde e pela noite um curso profissionalizante onde os presidiários interessados deverão ter aulas teóricas e práticas com duração total de 2.000 horas, visando assim o objetivo de cumprir sua pena e sair com uma profissão, evitando que ele entre no mundo do crime novamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#0
Olá @Johngo

Erros
Acertos
marcações de texto
Comentários


A constituição federal de 1988(repertório ok), garante em seu artigo 6° o direito social da educação, entretanto, não é isso que acontece hoje no Brasil, onde esse direito é negado para a população carcerária. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.
(Seu primeiro parágrafo está bom, entretanto eu senti uma pressa das ideias tente dissertar com calma e escreva todo o titulo da redação pois isso demonstra que você entendeu a proposta)

(Não trouxe conectivo, nem disse qual problema seria abordado, traga a problemática já no inicio do desenvolvimento isso deixa o texto mais fluido)Segundo Paulo Freire (Repertório ok), educador e filósofo Brasileiro, "a educação é um processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação da realidade pela ação humana"(coloque aspas em citações e falas de pessoas). Nesse contexto, a educação é um dos melhores meios para mudar a realidade da pessoa em situação de cárcere, ela vai poder conseguir mudar de vida através do estudo, seja por meio de aprender uma nova profissão, seja para ingressar numa faculdade ou somente para abrir sua visão de mundo com novas possibilidades de ter uma vida melhor de maneira digna.
(Sua argumentação está boa, porém, sem uma problemática específica seu argumento não tem sustento, traga palavras para trazer autoria para seu texto como: infelizmente, lamentavelmente isso aumenta seus pontos)

Novamente sem conectivo e sem dizer qual é a problemática)No livro "Escola e Democracia", escrito pelo professor e filósofo Brasileiro Dermeval Saviani (Repertório ok), diz que: (Dois pontos são necessários para introduzir uma fala) "não pode haver uma democracia se a grande maioria da população não tem acesso a educação e, consequentemente, a riqueza intelectual, material e espiritual gerada por ela". Vale ressaltar que essa obra publicada em 1999 ainda retrata um cenário atual do Brasil, onde a população carcerária se encontra num crescimento constante (essa fala precisa de um dado para provar se não vira achismo), onde os cidadãos estão saindo da prisão para cometer os mesmos erros, pois não conhecem outra opção de ganhar a vida.
(novamente, seu parágrafo não explicou qual era a problemática tratada então você está apenas argumentando em cima de nada, traga a problmática que vai ser discutida no inicio do parágrafo)

Depreende-se(conectivo ok), portanto, que a solução se dá pelo Estado(Agente), através do Ministério da Educação (Aqui o MEC não vira meio e sim um agente) e a mídia de televisão brasileira(meio), deve, em canais fechados onde só são acessados pelas unidades prisionais, transmitir aulas diárias em três horários diferentes (Ação), usando como disciplinas as matérias de português e matemática básica no horário da manhã, educação financeira e empreendedorismo pela tarde e pela noite um curso profissionalizante onde os presidiários interessados deverão ter aulas teóricas e práticas com duração total de 2.000 horas(detalhamento) (Foi um detalhamento bem grande, não está errado mas, tente enxugar as ideias), visando assim o objetivo de cumprir sua pena e sair com uma profissão (Finalidade), evitando que ele entre no mundo do crime novamente.
(Você conseguiu os 5 de 5 elementos necessários para a proposta de intervenção tirando assim, a nota máxima de 200 pontos, parabéns 8-) )

Competência 1: 120 pontos
Competência 2: 120 pontos
Competência 3: 80 pontos
Competência 4: 80 pontos
Competência 5: 200 pontos

Nota final: 600
2
Avatar do usuário
Por KaiqueMarlon
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92028
Cara, eu queria poder te ajudar, mas eu não entendo de correção, na vdd eu tbm tô esperando a minha ser corrigida, porém pelo que eu li a sua redação tá bem montada, argumentada e você tbm trouxe citações para o seu texto, pelos menos isso eu sei que é necessário e conta bastante ponto na correção.
Eu só tomaria cuidado com alguma expressões que vc usou como "ganhar a vida" ou "mundo do crime", vc pode procurar termos mais formais @Johngo
1
Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#92127
Olá @Johngo

Erros
Acertos
marcações de texto
Comentários


A constituição federal de 1988(repertório ok), garante em seu artigo 6° o direito social da educação, entretanto, não é isso que acontece hoje no Brasil, onde esse direito é negado para a população carcerária. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.
(Seu primeiro parágrafo está bom, entretanto eu senti uma pressa das ideias tente dissertar com calma e escreva todo o titulo da redação pois isso demonstra que você entendeu a proposta)

(Não trouxe conectivo, nem disse qual problema seria abordado, traga a problemática já no inicio do desenvolvimento isso deixa o texto mais fluido)Segundo Paulo Freire (Repertório ok), educador e filósofo Brasileiro, "a educação é um processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação da realidade pela ação humana"(coloque aspas em citações e falas de pessoas). Nesse contexto, a educação é um dos melhores meios para mudar a realidade da pessoa em situação de cárcere, ela vai poder conseguir mudar de vida através do estudo, seja por meio de aprender uma nova profissão, seja para ingressar numa faculdade ou somente para abrir sua visão de mundo com novas possibilidades de ter uma vida melhor de maneira digna.
(Sua argumentação está boa, porém, sem uma problemática específica seu argumento não tem sustento, traga palavras para trazer autoria para seu texto como: infelizmente, lamentavelmente isso aumenta seus pontos)

Novamente sem conectivo e sem dizer qual é a problemática)No livro "Escola e Democracia", escrito pelo professor e filósofo Brasileiro Dermeval Saviani (Repertório ok), diz que: (Dois pontos são necessários para introduzir uma fala) "não pode haver uma democracia se a grande maioria da população não tem acesso a educação e, consequentemente, a riqueza intelectual, material e espiritual gerada por ela". Vale ressaltar que essa obra publicada em 1999 ainda retrata um cenário atual do Brasil, onde a população carcerária se encontra num crescimento constante (essa fala precisa de um dado para provar se não vira achismo), onde os cidadãos estão saindo da prisão para cometer os mesmos erros, pois não conhecem outra opção de ganhar a vida.
(novamente, seu parágrafo não explicou qual era a problemática tratada então você está apenas argumentando em cima de nada, traga a problmática que vai ser discutida no inicio do parágrafo)

Depreende-se(conectivo ok), portanto, que a solução se dá pelo Estado(Agente), através do Ministério da Educação (Aqui o MEC não vira meio e sim um agente) e a mídia de televisão brasileira(meio), deve, em canais fechados onde só são acessados pelas unidades prisionais, transmitir aulas diárias em três horários diferentes (Ação), usando como disciplinas as matérias de português e matemática básica no horário da manhã, educação financeira e empreendedorismo pela tarde e pela noite um curso profissionalizante onde os presidiários interessados deverão ter aulas teóricas e práticas com duração total de 2.000 horas(detalhamento) (Foi um detalhamento bem grande, não está errado mas, tente enxugar as ideias), visando assim o objetivo de cumprir sua pena e sair com uma profissão (Finalidade), evitando que ele entre no mundo do crime novamente.
(Você conseguiu os 5 de 5 elementos necessários para a proposta de intervenção tirando assim, a nota máxima de 200 pontos, parabéns 8-) )

Competência 1: 120 pontos
Competência 2: 120 pontos
Competência 3: 80 pontos
Competência 4: 80 pontos
Competência 5: 200 pontos

Nota final: 600
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
100 Exibições
por kamsdias
0 Respostas 
73 Exibições
por Nathclx
3 Respostas 
140 Exibições
por julsus134
0 Respostas 
22 Exibições
por gus
0 Respostas 
256 Exibições
por secrets
0 Respostas 
81 Exibições
por victoria28
0 Respostas 
170 Exibições
por Alexandre001
2 Respostas 
289 Exibições
por OlrenBeat
O Direito à Educação Prisional No Brasil
por lauren07    - In: Outros temas
0 Respostas 
82 Exibições
por lauren07
O DIREITO À EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL
por iBrNick    - In: Outros temas
4 Respostas 
433 Exibições
por Mylike
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM