De inicio , é evidente que a sociedade brasileira está imersa em diversos preconceitos , os quais excluem os indivíduos que não estão inseridos nos padrões impostos pela coletividade . Tal fato , se observa na falta de empatia com ex - presidiarios , principalmente no âmbito de trabalho , infelizmente, pois é de grande relêvancia a participação desses individuos na sua ressocialização e na construção de uma nova vida a pós o regime fechado . Segundo Sartre , o filosofo comtemporâneo , o ser humano e livre então cabe escolher o seu modo de agir e pensar. Entretanto, sem a possibilidade de uma nova vida e com a liberdade nas mãos de um país excludente esses cidadões perdem seu lugar na sociedade , além de que podem voltar para o mundo da criminalidade .
Ademais , o Brasil convive com um governo omisso onde as pautas sociais são sempre minimizadas . Embora , o preconceito seja um grande impasse a participação de ex-detentos na economia, a falta de subsídio estatal se torna um grande revés ,pois, sem um programa direcionado a esses cidadões o número deles inseridos no mercado de trabalho e mínimo . Tal fato, pode ser comprovado em pesquisas do (G1), grupo jornalistico da TV globo , onde menos de 21% trabalham , essa realidade leva o Brasil a um estatus de país subdesenvolvimento sem perspectiva , já que não há um cuidado com o desenvolvimento social por parte do governo como analisado por por Celso furtado .
Por fim, dada a devida urgência para que esses cidadões , agora livres , possam exercer seu livre árbitrio . Urge , ao poder executivo , mais precisamente o Ministerio Público , por meio das assistencias sociais promovam um programa intitulado - Eu tenho direito de trabalhar - afim de aumentar o percentual desses individuos no mercado de trabalho para a sua ressocialização por meio de diminuir os impostos das empresas que os contratam , assim espera - se uma diminuição da exclusão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada