Sob essa análise, as ações governamentais ineficazes, vergonhosamente contribui para a persistência desse entrave. Nessa perspectiva, segundo o filósofo John Lucke, "é dever do estado garantir os direitos naturais necessários para o bem-estar da população". Contudo, tendo em vista a carência do acesso ao registro civil como um problema nacional, essa ótica tristemente se torna cada vez mais distante. Visto que, todo individuo ao nascer, o Estado tem por direito garantir o acesso ao registro civil, o que não ocorre verdadeiramente, triste realidade que confirmar a negligência do Poder Público, que na teoria significaria a quebra do "Contrato Social" estabelecido por Lucke. Logo, configura-se, um contexto dolorosamente vigente, o que demanda urgentes intervenções.
Em paralelo, a desigualdade social, infelizmente é mais um dos fatores que agravam o impasse. Segundo o escritor Gilberto Dimenstein, na sua obra "O cidadão de papel", alertou que nem sempre as leis presentes nos documentos oficiais são cumpridas, estabelecendo-se, assim, a garantia apenas teórica dos direitos dos cidadãos. Tal como na obra, também é dolorosamente presente no Brasil, o real apagamento da cidadania na garantia da acessibilidade ao registro civil, dado que, mesmo sendo um direito assegurado pela Constituição Federal brasileira, os cidadãos não o usufruem na prática, por conta da desigualdade social na garantia do acesso ao registro civil. Logo, a mudança que a nação almeja lamentavelmente, é cada vez mais improvável, devido a uma "legislação apenas simbólica".
É evidente, portanto, que medidas são necessárias para minimizar os impactos causados pela inviabilidade na garantia do acesso ao registro civil. Para isso, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério Público, devem implantar cartórios em todas as capitais e Estados do Brasil, com o fito de amenizar o número de cidadãos sem registro civil. Além disso, cabe a mídia, através das redes sociais, a exemplo do Instagram, Facebook e Twitter divulgaram tais ações, pois são plataformas de amplo alcance nacional. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como defendeu o plano estabelecido pela Organização das Nações Unidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.