Avatar do usuário
Por Mariannasps
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91400
Segundo a lei n° 9394, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No entanto, o cenário atual mostra que a dificuldade ao acesso à internet conciliada à educação por jovens brasileiros contraria essa prerrogativa e configura-se como um problema de alta relevância. Tal questão é gerada não só pela irresponsabilidade quanto ao uso da tecnologia em escolas, como também pela falta de internet em casa.
Em uma primeira abordagem, é importante destacar que a irresponsabilidade ao uso da internet está entre as causas do problema. Nessa perspectiva, baseado em Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, pode-se entender que ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediados pelo mundo. A esse respeito, percebe-se que jovens não possuem responsabilidade quanto ao uso da web pois não foram educados para isso, já que, desde pequenos eles são naturalmente expostos à internet e desconhecem os riscos do uso excessivo.
Paralelo a isso, deve-se considerar que a falta de acesso à internet em casa fomenta a questão do tema. Nesse contexto, o escritor Ariano Suassuna defende a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos "despossuídos". Nessa perspectiva, vemos que apesar dos números de quem não possui acesso à internet terem diminuído, ainda há milhões de pessoas no Brasil sem conexão à internet.
Portanto, pode-se inferir que a dificuldade ao acesso à internet representa uma questão relevante e carente de soluções. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Educação, promoverem palestras e/ou apostilas com informações sobre o uso adequado da internet em sala de aula. Além disso, é de suma importância que o Governo Federal, por meio do próprio MEC promova um projeto para facilitar o acesso de estudantes á internet. Desse modo, a construção de uma boa educação e a democratização da sociedade estarão assegurados.6
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
EXPLORAÇÃO DOS JOVENS NA INTERNET
por Pyetra    - In: Outros temas
0 Respostas 
138 Exibições
por Pyetra
0 Respostas 
125 Exibições
por Carraro
1 Respostas 
200 Exibições
por Vitorialsx
5 Respostas 
516 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
20 Exibições
por kcliveira
0 Respostas 
93 Exibições
por toddy
0 Respostas 
56 Exibições
por Caleb948
0 Respostas 
78 Exibições
por nay1718
0 Respostas 
86 Exibições
por Akfa
4 Respostas 
208 Exibições
por Lauany25

A solidariedade pode ser uma grande qualidade do s[…]

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM