Avatar do usuário
Por Mari8900
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91359
Na obra ‘’A arquitetura da cidade’’, o autor trabalha a ideia da criação da cidade e sua ligação com todos os fenômenos sociais existentes. Sob essa ótica, fica evidente a necessidade de reflexão acerca da arquitetura hostil e a exclusão das pessoas em situação de rua, já que a mesma reforça a desigualdade social e é criada a partir da urgência do governo em restringir o comportamento dos moradores de rua.
Em primeira análise, é evidente que a desigualdade social é o principal alicerce da referida problemática. Uma vez que medidas tomadas pela classe dominante, que visam a exclusão de um determinado grupo social ou a mercantilização do espaço, elas acabam reforçando a posição social daqueles em situação de rua. Sendo assim, é notório o fato de que os únicos prejudicados são os cidadãos das mais baixas camadas sociais
Ademais, existe um grande controle comportamental daqueles que vivem às margens da sociedade urbana. Apesar da Constituição Federal assegurar a todos um tratamento humano e igualitário, o que se observa é o oposto, posto que, a implantação da arquitetura hostil nas grandes cidades resulta na privatização de determinados espaços, esses que deveriam ser de uso público. Dessa forma, tais ações ferem os direitos promulgados na atual constituição, fazendo-se necessário a atuação estatal.
Em vista dos argumentos aqui apresentados, percebe-se que a reflexão em torno do tema citado é imprescindível para a sociedade. Urge que o Governo Federal promova a realocação dos afetados para moradias regulares, por meio de programas sociais que ofereçam apoio aos moradores de rua, que serão beneficiados com ajuda financeira do Estado, a fim de anular as consequências da arquitetura hostil. Somente assim, a Carta Magna brasileira poderá ser cumprida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Zynn
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91497
Na obra ‘’A arquitetura da cidade’’, o autor (É necessário por o nome do autor para legitimar seu repertório, porém no caso de obras audiovisuais basta citar o nome do filme/série) trabalha a ideia da criação da cidade e sua ligação com todos os fenômenos sociais existentes. Sob essa ótica, fica evidente a necessidade de reflexão acerca da arquitetura hostil e a exclusão das pessoas em situação de rua, já que a mesma (Acredito que este "a mesma" foi empregado de forma errada, já que o conectivo "e" em "arquitetura hostil e a exclusão das pessoas em situação de rua" deu a entender que você está falando de duas coisas separadamente) reforça a desigualdade social e é criada a partir da urgência do governo em restringir o comportamento dos moradores de rua.
Em primeira análise, é evidente que a desigualdade social é o principal alicerce da referida problemática. Uma vez que medidas tomadas pela classe dominante, que visam a exclusão de um determinado grupo social ou a mercantilização do espaço, elas acabam (Esta parte ficou um pouco desconexa) reforçando a posição social daqueles em situação de rua. Sendo assim, é notório o fato de que os únicos prejudicados são os cidadãos das mais baixas camadas sociais (No parágrafo de desenvolvimento o uso de um repertório é importante para fundamentar a sua argumentação)
Ademais, existe um grande controle comportamental daqueles que vivem às margens da sociedade urbana. Apesar da Constituição Federal assegurar a todos um tratamento humano e igualitário, o que se observa é o oposto, posto que, (Acredito que essa vírgula após "posto que" não deve ser colocada) a implantação da arquitetura hostil nas grandes cidades resulta na privatização de determinados espaços, esses que deveriam ser de uso público. Dessa forma, tais ações ferem os direitos promulgados na atual constituição, fazendo-se necessário a atuação estatal.
Em vista dos argumentos aqui apresentados, percebe-se que a reflexão em torno do tema (Acho que você deveria ter retomado o tema de uma forma mais direta) citado é imprescindível para a sociedade. (Você poderia ter usado algum conectivo, como: "Assim", para retomar o que foi dito anteriormente, ligando essas duas partes) Urge que o Governo Federal promova a realocação dos afetados para moradias regulares, por meio de programas sociais que ofereçam apoio aos moradores de rua, que serão beneficiados com ajuda financeira do Estado, a fim de anular as consequências da arquitetura hostil. Somente assim, a Carta Magna brasileira poderá ser cumprida.

P.S.: Desculpe qualquer erro ou mal-entendido :)
0
Avatar do usuário
Por Mari8900
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91542
obrigada pela correção! vou me atentar aos erros :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
373 Exibições
por thechain
0 Respostas 
309 Exibições
por isadbertoli
0 Respostas 
173 Exibições
por Allexiaben
0 Respostas 
121 Exibições
por judaco
0 Respostas 
4694 Exibições
por Rosemarigold
0 Respostas 
94 Exibições
por Nessy
1 Respostas 
71 Exibições
por EduardoKayk
0 Respostas 
100 Exibições
por minth
0 Respostas 
135 Exibições
por Maluuuszz
0 Respostas 
90 Exibições
por leosperandix

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM