Precipuamente, é fulcral pontuar que a omissão de questões raciais derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que busquem combater o racismo. Segundo o filosofo Tomas Hobbes o estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto o que ocorre no Brasil é o oposto, pois o Estado trata tais preconceitos como uma questão pessoal dos indivíduos, então não acaba interferindo, contribuindo portanto para a perpetuação do mal-estar da população.
Ademais, é imperativo ressaltar o sentimento arcaico que as pessoas trazem sobre a escravidão, como outro promotor do problema. De acordo Nelson Mandela "Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar." Partindo desse pressuposto, vemos que ideias racistas são plantadas a cada geração, por pessoa que acreditam ser superiores por questões do passado, retardando a resolução dessa situação caótica.
Assim, medidas exequíveis são necessárias serem tomadas, para conter o avanço da problemática. Destarte, como intuito de mitigar o racismo, necessita-se que o Tribunal de Contas da União (TCU) por meio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), será revestido em campanhas para promover a igualdade racial e reforçar que a prática do racismo constitui crime imprescritível segundo a Constituição Federal (CC) de 1988. Dessa forma atenua-se-á em médio e longo prazo os impactos nocivos do problema, e a sociedade alcançará o bem-estar a que se refere Hobbes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.