Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a negligência governamental possui íntima relação com o problema. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerente, ainda, não direcionam um olhar a ações que poderiam resolver o problema educacional do sistema brasileiro, como usar de modo eficiente o tempo em salas de aula. Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e, ainda, dificulta o baixo desempenho escolar.
Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte da Escola. Consoante Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, uma boa educação de qualidade é crucial não só para o desenvolvimento do aluno e o convívio em sociedade, mas também para o melhoramento das instituições de ensino diante do enfrentamento desse problema. Dessa maneira, ao que a escola não cumpre sua obrigação, os impasses voltados ao problema da educação brasileira se mantém em vigor, fazendo, pois, jus ao pensamento de Bauman.
Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao sistema educacional do Estado. Logo, o Ministério da Educação - órgão encarregado de melhorar e monitorar o sistema de ensino - deve realizar, através de políticas de educação para esse público, programas de reforma no Ensino Médio, com a finalidade de melhor desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar. Além disso, a Escola, mediante com apoio dos pais e a Secretaria de Educação, precisa criar através de ensino. Com efeito, espera-se a consolidação do direito elencado na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada