Avatar do usuário
Por Lenney
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91220
Segundo a Constituição Federal de 1988 - documento situado no topo do ornamento jurídico -, todos tem direito a uma educação de qualidade. No entanto, quando se observa o cenário brasileiro hodierno, percebe-se que essa garantia enfrenta entraves para ser consumada, haja vista ao Sistema Educacional brasileiro. Nesse contexto, configuram-se como principais causas do revés a negligência do Estado e a Escola. 


Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a negligência governamental possui íntima relação com o problema. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerente, ainda, não direcionam um olhar a ações que poderiam resolver o problema educacional do sistema brasileiro, como usar de modo eficiente o tempo em salas de aula. Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e, ainda, dificulta o baixo desempenho escolar.


Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte da Escola. Consoante Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, uma boa educação de qualidade é crucial não só para o desenvolvimento do aluno e o convívio em sociedade, mas também para o melhoramento das instituições de ensino diante do enfrentamento desse problema. Dessa maneira, ao que a escola não cumpre sua obrigação, os impasses voltados ao problema da educação brasileira se mantém em vigor, fazendo, pois, jus ao pensamento de Bauman.


Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao sistema educacional do Estado. Logo, o Ministério da Educação - órgão encarregado de melhorar e monitorar o sistema de ensino - deve realizar, através de políticas de educação para esse público, programas de reforma no Ensino Médio, com a finalidade de melhor desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar. Além disso, a Escola, mediante com apoio dos pais e a Secretaria de Educação, precisa criar através de ensino. Com efeito, espera-se a consolidação do direito elencado na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Sistema educacional no Brasil
por pedro189sd    - In: Outros temas
0 Respostas 
109 Exibições
por pedro189sd
4 Respostas 
608 Exibições
por OlrenBeat
Sistema Educacional Brasileiro
por savimame    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por savimame
1 Respostas 
93 Exibições
por Fanijka
4 Respostas 
209 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
288 Exibições
por SamuelMrc
0 Respostas 
39 Exibições
por Aislan2000
0 Respostas 
59 Exibições
por emilly455
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM