Essa problemática é evidenciada através do corpo docente das instituições educacionais, que já vêem esse impacto no momento de sua atuação, na qual, alunos do terceiro ano do ensino fundamental não se familiarizaram com o alfabeto, quando, pelo ano escolar, o processo de aprendizagem básica da leitura e da escrita já deveriam estar completas, mostrando o perigo do EAD sem planejamento.
Não é para menos, uma vez que, cerca de cinco milhões de crianças sofreram com a exclusão escolar no ensino remoto. Desse dado, quarenta por cento é alusivo a estudantes da primeira fase educacional, expondo de forma clara os motivos do baixo grau de aprendizagem no período.
A maior parte das crianças afetadas pela pandemia na área estudantil, são membros de famílias pobres que não possuem nem acesso à internet ou livros para a realização desse modelo de aula. Sem contar ainda com o fato de que muitos desses responsáveis encontram-se analfabetos, impossibilitados de auxiliarem seus filhos em seus deveres, tornando o trabalho do professor mais dificultoso.
Portanto, se um método de ensino mal estruturado, agrava os problemas na educação brasileira, concluí-se que o contrário é a chave para o avanço e desenvolvimento da sociedade, exigindo maiores esforços do estado juntamente com a colaboração dos profissionais educacionais para o estabelecimento de modelos cada vez mais eficientes para a apredizagem dos alunos brasileiros, levando os pequenos estudantes a alcançarem um futuro de sucesso e melhor qualidade de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.