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Por Danielmr54
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Por conta de ventos do destino, os portugueses chegam ao Brasil no século XVI. Com isso, é descoberta, nessa terra, matérias-primas que logo deperta o interesse dos portugueses. Os índios, então, são escravizados e usados como mão-de-obra barata. Logo o futuro desses índios estarão comprometido, pois sua cultura será banalizada e destruída ao longo do tempo, e suas terras expropriadas.

Primeiramente, é notório observar que, como disse o cantor brasileiro Renato Russo, em sua música "Índios", " o futuro não é mais como era antigamente", já que a cultura dos índios no Brasil seriam perpetuada ao longo do tempo, em oposição ao que se é hoje, tempo no qual a cultura indígena está sendo destruída aos poucos, com a banalização que ocorre em âmbitos como a escola e os sambódromos carnavalescos. Se a cultura de um povo é destruída é destruída também sua história. Então a cultura indígena precisa se manter viva, porque é um dos pilares da história e cultura brasileira.

Ademais, vale salientar que a expropriação de terras indígenas acontece desde o início do que vinha a se chamar Brasil, já que os portugueses fizeram das terras brasileiras colônias. Hodiernamente, ainda é sentido o impacto disso, uma vez que os índios estão, até mesmo, ficando sem ter o que comer, por causa dessas decisões e, ainda assim, os governos atuais continuam tomando decisões parecidas com as que foram tomadas no passado.

O imbróglio está bem a nossa frente, logo, é necessário que o Governo aja em favor desses povos, por meio de campanhas publicadas por redes de TV - como TV Globo, por exemplo - e projetos de lei que valorize e que repeite a cultura e terra desses povos para que tenham suas terras em sua posse e, assim, consigam ter o alimento diário. Dessa forma teremos um Brasil mais justo e igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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