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Por CarolS02
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#90922
Como dito pelo Papa Francisco "aos pobres não se perdoa sequer sua pobreza", a máxima dessa frase é aplicada nas arquiteturas urbanas na qual torna inviável a acessibilidade dos miseráveis por meio da hostilização. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da mentalidade social e do imediatismo.

Deve-se pontuar, de início, que o pensamento sociocultural configura-se como um grave empecilho no que diz respeito a hostilidade na arquitetura. Como descrito por Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Isto é, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social injusto e intolerante a tendência é adotar este comportamento também. Portanto nota-se na arquitetura hostil o pensamento na qual só somos cidadãos se estamos trabalhando e consumindo bens, visto seu esforço para colocar a margem da sociedade os desafortunados.

Em consequência disso, surge a questão do imediatismo, que intensifica a hostilidade para com esse público. Conforme Zygmunt Bauman, a liquidez da sociedade moderna se pauta no imediatismo. Conclui-se então que a velocidade que caracteriza a cultura atual configura-se como um grave problema que atinge tanto a arquitetura quanto as políticas públicas. Dessa forma, o tema não recebe a atenção devida, o que acaba por dificultar a atuação sobre ele.

Contudo, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Para tal o poder judiciário deve modificar a visão populacional acerca das leis, através de uma ação conjunta com o MEC, promovendo palestras e debates em escolas e propagandas nas grandes mídias, de modo a incentivar denuncias a arquiteturas hostis e conscientizar as novas gerações. Assim o Brasil estará em contraste com a fala do Papa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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